De antemão, o zagueiro do West Ham, Kurt Zouma, foi condenado no tribunal de magistrados em Londres, por agredir um gato com chutes em um vídeo caseiro. Logo, o atleta prestará 180 horas de serviço comunitário, além de pagar uma multa de 10 mil euros, e estar impossibilitado de ter gatos por cinco anos.
Assim, por ser réu primário, o atleta e seu irmão, Yoan, vão cumprir a pena em liberdade. Vale dizer, que o segundo cumprirá 140 horas de serviços de comunitários. Desse modo, a juíza do caso, Susan Holdham, relatou o incidente como “vergonhoso e repreensível”.
“Você chutou e deu um tapa naquele gato. Aquele gato procurou você para cuidar de suas necessidades. Mas o causou sofrimento desnecessário para sua própria diversão”, disse a magistrada.
Na semana passada, Zouma se declarou culpado das acusações de causar “sofrimento desnecessário a um animal protegido, chutando e esbofeteando um gato”. Por outro lado, a acusação de “não proteger o animal de dor, lesão ou doença” não seguiu.
West Ham emite comunicado sobre o caso Zouma:
“O West Ham United deseja deixar claro que condenamos nos termos mais fortes qualquer forma de abuso ou crueldade contra animais. Este tipo de comportamento é inaceitável e não está de acordo com os valores do clube de futebol.
Dentro de 48 horas do surgimento das imagens, multamos Kurt no máximo disponível para o clube. Cada centavo desse dinheiro está agora com várias instituições de caridade merecedoras, todas dedicadas ao bem-estar animal.
Kurt admitiu na primeira oportunidade que o que ele fez foi errado. Ele se desculpou sem reservas. Esperamos que agora que o tribunal tenha chegado à sua decisão, todos permitam a Kurt a chance de aprender com seu erro e seguir em frente”.