Zebra: Dinamarca sofre virada e dá vexame nas Eliminatórias

2 minutos de leitura

O clichê “futebol é como uma caixinha de surpresas” define bem o que foi a partida entre Cazaquistão e Dinamarca, neste domingo (26), pela segunda rodada das Eliminatórias da Eurocopa de 2022. Os dinamarqueses saíram na frente e caminhavam para confirmar o favoritismo, mas foram surpreendidos com três gols em 16 minutos dos donos da casa.

A partida foi disputada na Astana Arena, em Astana, Cazaquistão. Embalada pela vitória na estreia contra a Finlândia, a Dinamarca chegou ao duelo a fim de se isolar na liderança do grupo H, mas o time cazaque frustrou os planos dos nórdicos.

Leia mais:

Manchester City: estrela do time quase parou no Tottenham aos 16 anos

Início promissor

Com vários de seus principais jogadores em campo, a Dinamarca terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 0. O jovem atacante Rasmus Højlund, da Atalanta, anotou os dois tentos. Tudo se encaminhava para mais uma vitória dinamarquesa no confronto direto contra o Cazaquistão, assim como o que aconteceu nos outros três jogos envolvendo os países.

Além do placar, o time vermelho dominou as estatísticas no primeiro tempo. A Dinamarca teve 63% de posse de bola nos 45 minutos iniciais, além do dobro de finalizações. Porém, no futebol, tudo pode mudar em um estalar de dedos.

História escrita

A épica virada cazaque começou com gol de pênalti marcado pelo defensor Baktiyor Zaynutdinov, já aos 28 minutos da etapa final. Na sequência, Askhat Tagybergen e Abat Aimbetow fizeram, em um intervalo de três minutos, uma das páginas mais heroicas da história do futebol do Cazaquistão. Foi a primeira vitória do país contra a Dinamarca, depois de três derrotas. Além disso, foi o primeiro triunfo da equipe na atual edição de eliminatórias, já que o time perdeu na primeira rodada, para a Eslováquia.

Enquanto a Dinamarca ocupa a 10ª posição no Ranking da Fifa, o Cazaquistão se encontra apenas na 113ª colocação, o que dá nota do feito alcançado pelos jogadores de amarelo. Após o apito final, claro, a Astana Arena veio abaixo.

Repercussão nas redes

A vitória cazaque chamou a atenção dos fãs de futebol tanto no Brasil quanto no exterior. Internautas utilizaram as redes sociais para exaltar a conquista do país da Ásia Central. Agora, Dinamarca e Cazaquistão têm três pontos cada, assim como Eslováquia e Irlanda do Norte.

Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.