Com o passar dos anos, os zagueiros ficaram cada vez mais valorizados no futebol mundial. Antes tido como uma função apenas de viés destruidor, a zaga se tornou referência em passe e iniciação ofensiva das jogadas. Com a evolução da posição, o que também aumentou foi o aporte financeiro em cima desses jogadores. Prova disso é Josko Gvardiol, que acertou com o Manchester City por uma bolada e se tornou o zagueiro mais caro de todos os tempos.
Desde a revolução por Pep Guardiola no Barcelona, os treinadores têm exigido muito mais de seus homens de defesa. Valores que antes eram investidos apenas em atacantes oportunistas ou meias geniais agora passam a ser empregados em zagueiros que consigam unir segurança com sofisticação.
A PL Brasil preparou uma lista com os dez mais zagueiros mais caros da história do futebol. A relação conta com um brasileiro e contempla 10 transferências, já que Matthjis De Ligt aparece duas vezes.
- 10 – David Luiz (62 milhões de euros) – 2014 – Chelsea para o PSG
- 9 – Aymeric Laporte (65 milhões de euros) – 2018 – Athletic Bilbao para o Manchester City
- 8 – Matthijs de Ligt (67 milhões de euros) – 2022 – Juventus para o Bayern
- 7 – Rúben Dias (68 milhões de euros) – 2020 – Benfica para o Manchester City
- 6 – Matthijs De Ligt (75 milhões de euros) – 2019 – Ajax para a Juventus
- 5 – Lucas Hernandez (80 milhões de euros) – 2019 – Atlético de Madrid para o Bayern
Lucas Hernandez chamou a atenção no Atlético de Madrid por sua versatilidade de jogar tanto na zaga quanto na lateral-esquerda. O bom desempenho do defensor fez com que o Bayern de Munique pagasse um valor recorde para tirá-lo da capital espanhola.
O atleta atuou na equipe bávara por quatro temporadas e participou da conquista da Champions League, em 2020. Recentemente, Hernandez deixou a Alemanha acertou sua ida para o PSG.
4 – Wesley Fofana (80,6 milhões de euros) – 2022 – Leicester para o Chelsea
A “fábrica de dinheiro” do Leicester não parou em Maguire e avançou em Fofana. O zagueiro francês deixou o Saint-Etienne para se juntar ao Foxes e se firmou como um dos zagueiros mais promissores da Premier League.
O Leicester teve um lucro aproximado de 40 milhões de euros ao vender o atleta para o Chelsea. Ele chegou ao Stamford Bridge na esteira das inúmeras contratações feitas pela gestão de Todd Boehly. Aos 21 anos, Fofana é considerado um pilar do futuro para os Blues.
3 – Virgil Van Dijk (84,5 milhões de euros) – 2018 – Southampton para o Liverpool
Diferentemente de Maguire, Van Dijk entregou tudo. No jargão do futebol, o holandês se pagou. Com uma adaptação imediata, o jogador transformou um inseguro sistema defensivo do Liverpool em uma fortaleza que fez o time vencer títulos importantes como a Champions League e a Premier League em seguida.
Van Dijk já tem 32 anos e defende os Reds há seis temporadas. Ele já fez 222 jogos e 19 gols com a camisa do Liverpool, além de ter vencido sete campeonatos.
2 – Harry Maguire (87,1 milhões de euros) – 2019 – Leicester City para o Manchester United
Se hoje Harry Maguire é tratado como um “meme” dentro do futebol europeu, um dos responsáveis por isso é o alto valor que o Manchester United desembolsou para tirá-lo do Leicester. A nacionalidade inglesa e o bom futebol desenvolvido na Premier League fizeram com que o zagueiro encantasse os Red Devils.
O United apostou firme e colocou Maguire na posição de zagueiro mais caro de todos os tempos até a compra de Gvardiol pelo City. O rendimento do jogador, apesar de ter tido bons momentos, o jogador não conseguiu entregar toda a expectativa depositada e tem uma passagem em Old Trafford marcada por erros e trapalhadas.
1 – Josko Gvardiol (90 milhões de euros) – 2023 – RB Leipzig para o Manchester City
Canhoto, jovem de 21 anos, vigor físico, agilidade, bom passe. Atributos como esses fizeram o Manchester City botar a mão no bolso e investir 90 milhões de euros (cerca de R$ 484 milhões) para contratar Josko Gvardiol do RB Leipzig. Além de suas qualidades, o croata se tornou o zagueiro mais caro de todos os tempos por causa do jogo duro feito pelo clube alemão na mesa de negociação.
A grande valorização de Gvardiol veio após a Copa do Mundo, quando ele ajudou a colocar a Croácia no terceiro lugar e foi um dos melhores zagueiros do Mundial. Seu contrato com o atual campeão europeu vai até julho de 2028.