por Lucas Barbosa e Rômulo Giacomin
Serenidade, fala firme e experiência de quem já viveu de quase tudo no futebol marcam as palavras ditas por Felipe. Aos 34 anos, o zagueiro do Nottingham Forest vive um novo momento animador na carreira ao mesmo tempo em que planeja os próximos passos e divide o cotidiano com os promissores Danilo e Murillo.
A Premier League não intimidou Felipe. Afinal, um currículo com Corinthians, Porto, Atlético de Madrid e seleção brasileira é capaz de preparar um jogador para os desafios mais difíceis.
Porém, como cantava Charlie Brown Jr, a vida é feita de “dias de luta e dias de glória”. Felipe experimentou o doce gosto do encantamento da torcida ao ajudar o Nottingham Forest a permanecer na Premier League passada, mas viveu momentos complicados com problemas físicos e falta de minutagem no início de 2023/24.
Para sua felicidade, as oportunidades voltaram a bater à porta nas últimas semanas, como ele conta em entrevista exclusiva à PL Brasil.
Felipe celebra novas chances como titular do Nottingham Forest
O zagueiro brasileiro teve problemas no joelho e foi pouco utilizado na primeira metade da temporada, quando o técnico ainda era Steve Cooper. Felipe fez só cinco jogos até o momento. Dois deles foram em fevereiro, contra Bristol City, pela FA Cup, e West Ham, na Premier League.
–- Essa sequência de jogos está sendo muito importante, depois de um período chato do início da temporada, com alguns incômodos no joelho. Sigo tratando da melhor maneira para estar forte e agora é aproveitar esse momento. Independente do que eu fiz, acho que cada oportunidade tem que ser aproveitada. Graças a Deus, venho aproveitando bastante esse tempo de jogo. Cada vez que eu tiver a oportunidade, eu vou lutar como sempre fiz.
Nesta entrevista exclusiva com Felipe, você também vai ler sobre:
- 1 ano no Nottingham Forest e relação com clube e torcida;
- O futuro zagueiro, em reta final de contrato;
- Dupla de zaga com Murillo;
- Expectativas sobre Murillo e Danilo;
- Trabalho com Nuno Espirito Santo, velho conhecido de Porto.
Com 1 ano de casa, zagueiro se alegra pelo período no clube
Felipe chegou ao Nottingham Forest em meio a um pacote de reforços em janeiro de 2023. Nove jogadores desembarcaram no City Ground com o objetivo de impedir a queda do clube para a Championship, o que foi alcançado depois de muita luta. “O balanço geral é muito positivo, graças a Deus.“
Totalmente ambientado, o defensor rasgou elogios tanto ao clube como a sua torcida. Felipe se sente em casa. Dizer que Nottingham consegue replicar Mogi das Cruzes, cidade natal e refúgio do jogador, é forçar a barra, mas o carinho existe entre as partes.
— O balanço geral é muito positivo, graças a Deus. Fiz ótimos jogos na temporada passada. Consegui ajudar o time a se manter na Premier League, que era um grande objetivo do clube. Hoje, pelo que eu fiz, vejo o carinho do torcedor, o calor humano, a energia que eles passam.
Felipe pelo Nottingham Forest
- 21 jogos
- 2 assistências
Em fim de contrato, Felipe pensa no futuro e admite propostas do futebol brasileiro
Como o tempo passa rápido, Felipe já está nos últimos meses de contrato com o Nottingham Forest. O vínculo se encerra no próximo mês de junho, ao fim da temporada europeia.
Felipe revelou ter recebido diversas propostas de clubes brasileiros e estrangeiros. Totalmente focado na Premier League, o zagueiro ponderou que trata com respeito o fim de contrato, mas que pensa no que está por vir.
–- Recebi não só propostas de times brasileiros, mas europeus e da Arábia Saudita também. Neste momento, estou decidindo algumas coisas da minha carreira. Estou bastante motivado para o que virá, mas respeitosamente terminando esse contrato com o Nottingham Forest, vou tomar algumas decisões, que são muito importantes na minha vida. Agora é focar no final da temporada e depois resolver o que tem que ser resolvido na minha vida.
Há 🔟 anos, o zagueiro Felipe fez sua primeira partida com a camisa do Corinthians! #NesteDia, o Timão venceu a Ponte Preta por 2 a 1, fora de casa ⚫️⚪️
Pelo Timão, Felipe somou 116 jogos, oito gols e conquistou dois títulos. #VaiCorinthians pic.twitter.com/YbmKtfkppB
— Corinthians (@Corinthians) April 15, 2022
Parceria ‘corinthiana’: Felipe se rende a Murillo
Felipe ganhou um parceiro de zaga em seu retorno à titularidade do Nottingham Forest. Revelado no Corinthians. Murillo, de apenas 21 anos, chegou à Inglaterra há sete meses e já conquistou os torcedores do clube.
Na vitória sobre o West Ham na última rodada, a dupla de zaga formada pelo experiente Felipe e pelo jovem Murillo rendeu elogios dos fãs nas redes sociais. Um deles chamou a parceria de “mestre e aprendiz”.
— Jogar com ele foi muito fácil, sinceramente, porque a língua é muito parecida. Então, eu acho que com a minha experiência soma bastante. Nos comunicamos bem e, graças a Deus, estamos colhendo muitas coisas boas. Mas temos que seguir trabalhando, porque é só o começo.
Felipe revelou inclusive que teve participação na chegada de Murillo ao Nottingham Forest. Quando o clube estudava sua contratação, o zagueiro de 34 anos foi consultado e a resposta, segundo ele, foi “bem fácil”.
— Disse que tinha um talento incrível, que tinha uma personalidade acima dos jovens de 21 anos. É um menino ainda, mas no posto de campo, jogando, tem uma postura legal. Acho que isso foi o que mais me impressionou nele. Eu só concretizei a minha ideia se ele era bom ou não quando o vi pessoalmente.
Além de Murillo, Danilo também encanta Felipe no Forest
Para Felipe, não só Murillo como outro jovem companheiro de time tem chances de ser convocado para a seleção brasileira. Revelado pelo Palmeiras, Danilo, de apenas 22 anos, também tem cinco gols e duas assistências em 37 jogos com a camisa do Nottingham Forest, também é um talento que deve pintar com a Amarelinha.
— Eu sempre me comunico bastante com os brasileiros. Eu sempre disse para eles que se conseguissem uma sequência legal na Europa, teriam essa chance (serem convocados), porque a gente sabe o tanto que é difícil a pessoa se adaptar à Europa e o seu estilo. O Dani (Danilo) e o Murillo estão no caminho certo. Isso a gente vem conversando há um tempinho, sempre que dá, porque é só uma questão de tempo. Corrigir pequenos detalhes sobre intensidade.
Com ‘velho conhecido’ Nuno Espírito Santo, Felipe tenta manter Forest na Premier League mais uma vez
Steve Cooper levou o Nottingham Forest de volta à Premier League e depois contratou Felipe. Com o técnico de apenas 44 anos, o brasileiro foi pilar da campanha de permanência da equipe na primeira divisão. Entretanto, problemas no joelho o tiraram de campo durante quase toda a primeira metade da temporada 2023/24.
O defensor chegou até a ser integrado ao time sub-21 para pegar ritmo durante a recuperação. Durante esse tempo, o comandante inglês foi demitido e deu lugar a Nuno Espírito Santo.
— A experiência com o Steve foi muito boa. É jovem para técnico, tem muito a crescer, é um cara com a cabeça muito aberta. Aprendi bastante com ele, conversamos de muita coisa. Ele me perguntava sobre experiências que vivi.
Nuno Espírito Santo chegou ao clube com a missão de tirar o time da briga contra o rebaixamento. Felipe já havia trabalhado com o técnico português em seu primeiro ano de Europa, no Porto. Agora, na Inglaterra, o brasileiro tenta conquistar a confiança de seu comandante mais uma vez.
— É mais fácil de trocar ideias sobre jogos e corrigir erros em português, apesar que o Steve também passava bastante clareza, é uma pessoa que conversa bastante. Mas está sendo bom. São dois bons técnicos e hoje o Nuno está colocando um trabalho muito legal no Nottingham Forest, está sendo bastante aceito, o pessoal respeita bastante e está sendo legal trabalhar lá.
Welcome to Nottingham Forest, Nuno Espírito Santo 🤝
— Nottingham Forest (@NFFC) December 20, 2023
O Nottingham Forest não vive situação fácil na Premier League e tem 24 pontos, na 16ª posição. O time luta contra rebaixamento e ainda enfrenta ameaça de ter pontos deduzidos por conta de infrações às regras do Fair Play Financeiro. Felipe vive a expectativa de manter a sequência de jogos e espera entrar em campo no próximo desafio da equipe, neste sábado (24), às 12h30, contra o Aston Villa.
Finalizado
4
-2
Aston Villa - Nottm Forest
England Premier League - Villa Park