Youri Tielemans – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
311
Youri Tielemans, jogador do Leicester
Foto: Reprodução/David Klein/REUTERS

Primeiramente, Youri Marion A. Tielemans, ou simplesmente Tielemans, é um meio-campista que nasceu em Saint-Pieters-Leeuw, uma província da Bélgica, no dia 7 de maio de 1997. Atualmente, é jogador do Leicester City e um dos pilares da equipe titular. Além disso, defende a seleção da Bélgica e é um dos membros dessa forte “Geração Belga” dos últimos anos. Portanto, confira a carreira e o mercado da bola de Tielemans.

Youri Tielemans – Início de carreira

De antemão, Tielemans não perdeu tempo e logo aos cinco anos de idade entrou no futebol. Assim, começou sua jornada de muitos anos com o Anderletch, em 2002. Fez toda a base no clube e sua trajetória profissional se deu início em 2013, quando assinou seu primeiro contrato, com rumores de aparecer no time principal.

Assim, apareceu no elenco principal num jogo contra Genk, pela Supercopa da Bélgica. Contudo, permaneceu os 90 minutos no banco de reservas. Sua estreia, de fato, aconteceu na semana seguinte. Depois do americano Sacha Kljestan se machucar, Tielemans entrou em campo aos 25 minutos.

Trajetória, conquistas e highlights de Youri Tielemans

Antes de mais nada, o jogador, com apenas 16 anos de idade, já começava a aparecer nos holofotes. Tielemans se tornou o belga mais jovem de toda história a jogar a Champions League. Bem como, futuramente, ganhou os prêmios de Melhor Jogador Belga Jovem por dois anos seguidos, já agitando rumores no mercado de transferências.

No entanto, os maiores triunfos de Tielemans seriam coletivos. Afinal, foi campeão da 1ª divisão belga em sua primeira temporada como profissional. Feito que repetiu em 2016/17, ainda com o Anderletch. Além disso, no mesmo ano, levou sua equipe para as quartas de final da Europa League. Por consequência, o jogador ouviu rumores de que seu futebol chamou atenção do mercado da bola. Logo, partiu da Bélgica para Mônaco.

Transferências e Mercado da Bola de Youri Tielemans

Portanto, no verão europeu de 2017, Youri Tielemans desembarcava no Principado para defender o time do Mônaco após negociação no mercado de transferências. Contudo, não seria uma missão tão fácil. Pois, na temporada anterior, o clube conquistara a Ligue 1 e alcançara uma semifinal de Champions League. Além disso, tinham perdido muitos jogadores no mercado da bola, inclusive o jovem Mbappé.

Ao contrário do que muitos imaginavam, o belga não desenvolveu tanto seu futebol por lá. Afinal, ainda era um jogador que precisava evoluir, mas o desmanche e os problemas do Mônaco não contribuíram com ele. Não à toa, sua jornada na equipe foi curta. Após um ano e seis meses, o mercado da bola o conduziu, por empréstimo, ao Leicester City.

Primeiramente, na época em que chegou, o Leicester também não estava tão bem. Mas, depois da chegada de Brendan Rogders ao King Power Stadium, a situação melhorou. Com o passar do tempo, o atleta encontrou o seu espaço no clube e ganhou a confiança de seus companheiros e treinador.

Com isso, ao invés de retornar a Mônaco, os Foxes investiram 32 milhões de libras no jogador e o deixou na cidade de Leicester. Portanto, Tielemans daria continuidade a uma parceria que funciona até os dias de hoje. Principalmente, por conta dos títulos da FA Cup e da Supercopa da Inglaterra, que conquistou recentemente.

Nessas últimas duas temporadas, o jogador marcou 14 gols e deu o mesmo número de assistências. Além disso, nos seis meses de 2019, fez três tentos e assistiu aos companheiros cinco vezes. Apesar dos números não muito expressivos, Tielemans é um meio-campista que consegue atacar e defender.

Em suma, com grande posicionamento e qualidade no passe, é essencial para o time do Leicester e não despertou interesse neste mercado de transferências.

Seleção Belga

A princípio, apesar dos poucos anos de idade, praticamente já é um veterano da seleção. Afinal, surgiu nos times de base da Bélgica com apenas 14 anos. Posteriormente, alcançou novos patamares. Ou seja, saiu do Sub-15 para o Sub-16, depois para o Sub-21, até alcançar o elenco principal em 2016.

Por outro lado, não chegou a ser um dos principais nomes do time. Pois, juntamente com os demais jogadores da “Geração Belga”, haviam outros nomes mais consolidados na posição. À exemplo, costumam falar que Axel Witsel, companheiro de Tielemans, possui um estilo parecido com o do jovem.

Porém, nessa Euro 2020, foi titular em quatro dos cincos jogos da Seleção Belga. Inclusive, nas partidas de mata-mata contra Portugal e Itália. Decerto, com a evolução do seu futebol, sua vaga no time vai ficando cada vez mais certa. No geral, pode se transformar em uma das peças carimbadas do elenco para os próximos anos.