O atacante brasileiro Vitor Roque é um dos nomes mais disputados do mercado europeu na atualidade. A joia do Athletico-PR tem sido alvo de interesse de dois rivais ingleses, mas é um gigante espanhol que o trata como sonho de consumo para a próxima janela.
O interesse do Barcelona em Vitor Roque é antigo. O clube lidera a corrida para contratá-lo, mas sabe que não terá vida fácil. De acordo com o “Sport”, o técnico Xavi Hernández deu aval para o clube avançar por sua chegada, e considera o jovem de 18 anos como contratação ideal para os culés. O jornal informou que o treinador vê a posição de centroavante como carente no elenco, e enxerga o brasileiro como número um para a função.
Ainda segundo o “Sport”, Xavi está encantado com o estilo de jogo de Vitor Roque. O treinador espanhol se debruçou sobre a carreira do brasileiro e gostou do que viu. O faro de gol, a qualidade técnica, a mobilidade e o fato de chutar com as duas pernas fizeram com que o camisa 39 do Furacão caísse nas graças da comissão técnica do Barcelona. Na Espanha, há a expectativa de que ele seja o “novo Luis Suárez”, ídolo blaugrana e que hoje defende o Grêmio.
Barcelona tem pressa e precisa de operação
Se Vitor Roque é a prioridade do Barcelona, o mesmo pode se dizer para o contrário. O jovem tem Neymar como grande ídolo no futebol e não escondeu o sonho de defender o time do Camp Nou. Em entrevistas recentes, Roque deixou claro que jogar pelo Barça seria uma realização de vida e que, se depender dele, isso irá acontecer.
No entanto, o Barcelona precisa superar algumas dificuldades, principalmente financeiras. Ciente da preferência de Xavi por Vitor Roque, os dirigentes Mateu Alemany e Jordi Cruyff agora precisam montar uma estrutura que possibilite ao Athletico-PR aceitar a oferta que for feita e, ao mesmo tempo, que o teto de La Liga não seja superado. O time catalão ainda tenta o retorno de Lionel Messi para a próxima janela, o que dificultaria ainda mais a engenharia financeira.
O Barcelona quer encaminhar o acerto com Vitor Roque antes do Mundial Sub-20, marcado para maio e junho. O clube entende que o atleta pode sofrer uma valorização acima do esperado caso realize uma boa competição, assim como fez no Sul-Americano da categoria.
Arsenal e Chelsea de olho
A concorrência do Barcelona vem da Terra da Rainha. Conforme informado pelo “Football Insider”, Arsenal e Chelsea têm interesse concreto em Vitor Roque, e podem avançar com propostas na janela de transferências. Os Blues largam atrás na corrida pelo excesso de jogadores no elenco, complicações com o fair play financeiro e ausência na próxima Champions League.
Os Gunners, por outro lado, têm menos poder aquisitivo que os rivais, mas devem ter poder financeiro para realizar contratações de impacto na temporada seguinte. A equipe de Arteta quer reforçar o ataque, e as presenças de Gabriel Martinelli, Gabriel Jesus e do diretor Edu Gaspar podem ser trunfos para seduzir Vitor Roque.