Cláusula ‘secreta’ pode deixar Xabi Alonso disponível para Liverpool, Real Madrid e mais um clube

5 minutos de leitura

Ex-jogador do Liverpool nos anos 2000, Xabi Alonso é uma das sensações da atualidade na nova geração de treinadores no futebol europeu. O espanhol treina o Bayer Leverkusen desde a temporada passada e vem fazendo um trabalho elogiável. Ele já atraiu olhares de gigantes do Velho Continente, apesar de ter contrato até 2026 com os alemães.

Jürgen Klopp é uma unanimidade incontestável no Liverpool. Recentemente, ele recusou investidas da seleção alemã e tem vínculo também até 2026. Mesmo assim, nomes de possíveis substitutos são ventilados, como o de Xabi Alonso. Agora, um fato novo entrou no jogo.

Xabi Alonso no Liverpool?

De acordo com informação divulgada pelo jornal alemão “Bild”, o contrato de Xabi Alonso com o Bayer Leverkusen possui uma cláusula que o libera para acertar com três grandes clubes do futebol europeu ao fim da atual temporada. O espanhol teria a possibilidade aceitar uma proposta dos gigantes em que jogou: Liverpool, Real Madrid e Bayern de Munique.

O Anfield, no entanto, é o destino mais improvável momentaneamente. Ídolo, Klopp dificilmente sairá do Liverpool nos próximos meses e deve cumprir o contrato. O comandante só deixará Merseyside em caso de um imprevisto ou uma grande novidade.

Neste momento, é o Real Madrid que aparece como destino mais provável de Xabi Alonso. O técnico de 41 anos foi colocado no topo da lista de possíveis sucessores de Carlo Ancelotti, que tem contrato com o time merengue somente até o fim da temporada e possui suposto acordo com o a seleção brasileira.

A permanência do italiano não está garantida. Se a saída de Ancelotti for acertada, certamente o Real Madrid tentará contratar Xabi Alonso. Até mesmo o atual comandante já elogiou o espanhol.

O Bayern de Munique, por outro lado, está no meio do caminho entre Liverpool e Madrid. O time confia em Thomas Tuchel, contratado na temporada passada. Porém, o comandante ainda não impôs o domínio esperado pelo clube e precisa evoluir em resultados.

Ancelotti, Modric, Xabi Alonso e Sergio Ramos no Real Madrid - ction Press / Icon Sport
Ancelotti, Modric, Xabi Alonso e Sergio Ramos no Real Madrid (Foto: icon Sport)

Xabi Alonso como técnico de futebol

Aposentado dos gramados desde 2017, o ex-volante teve mudança rápida para os bancos de reservas. Xabi Alonso começou sua trajetória como técnico nas categorias de base do Real Madrid, assim como Zidane e Raúl Gonzável. Em 2019, voltou à Real Sociedad, clube que o revelou, para treinar o time B.

Não demorou muito para o antigo camisa 14 assumir a equipe principal. Ele ficou em La Real por três anos até assumir o Bayer Leverkusen, em 2022. Na última temporada, conseguiu levar o time à semifinal da Europa League e atualmente lidera a Bundesliga.

  • 145 jogos
  • 66 vitórias
  • 34 empates
  • 45 derrotas
Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen - Foto: Twitter @EuropaLeague
Xabi Alonso, treinador do Bayer Leverkusen – Foto: Twitter @EuropaLeague
Lucas Barbosa
Lucas Barbosa

Redator da PL Brasil. Foi por meio da Premier League, na tela do antigo Esporte Interativo, em 2007, que o Jornalismo entrou na minha vida. Duas paixões que abriram portas e me fazem realizar sonhos todos os dias. Passei pelos portais Mais Minas e Esporte News Mundo.