‘Não somos você, Wrexham’: Pequeno clube com nome parecido busca sua própria fama na Inglaterra

5 minutos de leitura

O Wrexham era um clube modesto com uma história relativamente tradicional do País de Gales até a chegada dos astros de Hollywood Ryan Reynolds e Rob McElhenney em setembro de 2020. Foram dois acessos sucessivos, contratos de patrocínio milionários e uma fama mundial. Acontece que outro clube inglês, de nome muito parecido, resolveu se posicionar de forma bem humorada justamente pela semelhança.

Ei, Wrexham, você pode deixar todo mundo saber que NÃO SOMOS VOCÊ? Somos o Wroxham FC — uma letra diferente, cinco divisões abaixo e sendo confundidos com você diariamente. É hora de contar nossa história — escreveu em sua conta no Twitter com menos de 10 mil seguidores.

Quem é o ‘irmão renegado’ do Wrexham?

O Wroxham disputa a divisão Norte da Isthmian League, a sétima divisão inglesa, e quer contar sua própria história a mais torcedores pelo mundo. O minúsculo clube semiprofissional é da cidade de mesmo nome, com uma população de apenas 1,5 mil habitantes e a 400 km de distância do “quase irmão”. O estádio Trafford Park tem capacidade modesta para apenas 2,5 mil torcedores.

O Wroxham lançou um documentário dividido em quatro partes para contar ao mundo a história do clube. O presidente, James Blower, espera que a série ajude o futuro do time.

As pessoas ligam aqui para o clube por acidente ou acessam o site e encontram o clube errado. Queremos que mais torcedores venham; queremos ter um clube maior e, por último, mais parceiros comerciais e investimentos. Perdemos o investimento em Hollywood por uma vogal e esta é uma oportunidade de mostrar tudo o que há de bom no nosso clube –, contou à “BBC Sport”.

No trailer publicado em suas redes sociais, o Wroxham faz uma brincadeira com o Wrexham e alusões à série documental que retrata a chegada dos novos e famosos donos chamada “Welcome to Wrexham” (Bem-vindos ao Wrexham, em português) e a roupa do personagem Deadpool.

Enquanto o Wroxham busca maior reconhecimento e projeção, o Wrexham aproveita o ótimo momento e se permite sonhar com mais um passo importante. Atualmente na League One, a terceira divisão inglesa, os Red Dragons brigam forte por uma vaga na Championship, a segunda divisão inglesa. Emendar um terceiro acesso seguido seria um feito incrível para os atuais donos.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Coordenador da PL Brasil. Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil até o meio 2024. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia.
E-mail: [email protected]