O Wrexham era um clube modesto com uma história relativamente tradicional do País de Gales até a chegada dos astros de Hollywood Ryan Reynolds e Rob McElhenney em setembro de 2020. Foram dois acessos sucessivos, contratos de patrocínio milionários e uma fama mundial. Acontece que outro clube inglês, de nome muito parecido, resolveu se posicionar de forma bem humorada justamente pela semelhança.
— Ei, Wrexham, você pode deixar todo mundo saber que NÃO SOMOS VOCÊ? Somos o Wroxham FC — uma letra diferente, cinco divisões abaixo e sendo confundidos com você diariamente. É hora de contar nossa história — escreveu em sua conta no Twitter com menos de 10 mil seguidores.
Quem é o ‘irmão renegado’ do Wrexham?
O Wroxham disputa a divisão Norte da Isthmian League, a sétima divisão inglesa, e quer contar sua própria história a mais torcedores pelo mundo. O minúsculo clube semiprofissional é da cidade de mesmo nome, com uma população de apenas 1,5 mil habitantes e a 400 km de distância do “quase irmão”. O estádio Trafford Park tem capacidade modesta para apenas 2,5 mil torcedores.
O Wroxham lançou um documentário dividido em quatro partes para contar ao mundo a história do clube. O presidente, James Blower, espera que a série ajude o futuro do time.
— As pessoas ligam aqui para o clube por acidente ou acessam o site e encontram o clube errado. Queremos que mais torcedores venham; queremos ter um clube maior e, por último, mais parceiros comerciais e investimentos. Perdemos o investimento em Hollywood por uma vogal e esta é uma oportunidade de mostrar tudo o que há de bom no nosso clube –, contou à “BBC Sport”.
No trailer publicado em suas redes sociais, o Wroxham faz uma brincadeira com o Wrexham e alusões à série documental que retrata a chegada dos novos e famosos donos chamada “Welcome to Wrexham” (Bem-vindos ao Wrexham, em português) e a roupa do personagem Deadpool.
Enquanto o Wroxham busca maior reconhecimento e projeção, o Wrexham aproveita o ótimo momento e se permite sonhar com mais um passo importante. Atualmente na League One, a terceira divisão inglesa, os Red Dragons brigam forte por uma vaga na Championship, a segunda divisão inglesa. Emendar um terceiro acesso seguido seria um feito incrível para os atuais donos.