Parece que a história da dupla de atores de Hollywood Ryan Reynolds e Rob McElhenney de comprarem o Wrexham e conseguirem sucesso esportivo e midiático inspirou outra grande personalidade dos Estados Unidos. Trata-se de um dos maiores jogadores da história do futebol americano, Tom Brady.
Aposentado, o ex-marido da modelo brasileira Giselle Bündchen anunciou na manhã desta quinta-feira (3) que se tornou um dos proprietários do Birmingham City, tradicional clube inglês que disputa a Championship (segunda divisão).
O clube também divulgou a novidade em suas redes sociais, contando que o Tom Brady será o presidente do Conselho Consultivo do Birmingham, que não disputa a Premier League desde 2010-11. O astro norte-americano também se tornou um dos sócios do grupo de empresários dos Estados Unidos que controla o time.
— Birmingham City é um clube icônico com tanta história e paixão. E fazer parte do Blues é uma verdadeira honra para mim. O Birmingham é construído com trabalho em equipe e determinação e estou animado para trabalhar ao lado da diretoria, da administração e dos jogadores para tornar nosso clube incomparável. Já fiz parte de algumas equipes incríveis e estou ansioso para aplicar minha perspectiva para criar o mesmo sucesso aqui em Birmingham — disse Tom Brady.
Welcome to the Blues family, @TomBrady! 💙 pic.twitter.com/ppPyLc6Zsf
— Birmingham City FC (@BCFC) August 3, 2023
O clube de Tom Brady carrega o nome de uma das principais cidades da Inglaterra e foi fundado em 1875. Apesar de nunca ter conquistado a Premier League, o time é tradicional no país. Sua última conquista relevante foi em 2010-11, quando conquistou a Copa da Liga Inglesa. Porém, na mesma temporada, o a equipe acabou rebaixado no Campeonato Inglês e, desde então, não voltou mais à elite do futebol inglês.
Birmingham City revelou astro do Real Madrid
O agora clube de Tom Brady revelou Jude Bellingham para o mundo. O astro do Real Madrid jogou pelo clube inglês de 2019 a 2020. Por lá, fez sua estreia como profissional aos 16 anos e 38 dias, sendo o jogador mais novo da história do clube. Durante sua passagem pelo time, fez 44 partidas, quatro gols e três assistências. O sucesso meteórico do meia foi tão grande que a equipe aposentou o seu número 22.
Em julho de 2020, Bellingham foi contratado pelo Borussia Dortmund por 23 milhões de euros (R$ 108,79 milhões na cotação da época). Por lá, marcou 24 gols e deu 25 assistências em 132 jogos, e conquistou a Copa da Alemanha de 2020-21. Na última temporada, o meia estufou as redes 14 vezes e deu sete passes para gol em 42 partidas, sendo o protagonista da equipe que deixou o título alemão escapar na última rodada.
No começo de junho deste ano, o Real Madrid desembolsou 103 milhões de euros (R$ 543 milhões) para contratar o jogador de apenas 20 anos, que não só foi destaque no Borussia Dortmund como na Copa do Mundo pela Inglaterra, em que marcou um gol e deu uma assistência em cinco jogos. O meia, inclusive, recebeu sete votos para ser eleito o melhor jogador do mundo no prêmio Fifa The Best.
Mais sobre Tom Brady no Birmingham City
Aposentado desde fevereiro, o ex-atleta de 45 anos é o recordista de vitórias no Super Bowl, com sete anéis conquistados ao longo de 23 temporadas. O Birmingham City afirmou que tamanha experiência de Tom Brady será de bom proveito ao clube, trabalhando também como consultor de departamentos científicos.
— Como presidente do Conselho Consultivo, Brady aplicará sua extensa experiência e especialização em liderança em vários componentes do clube, inclusive trabalhando ao lado do departamento de ciências esportivas para aconselhar sobre sistemas e programas de saúde, nutrição, bem-estar e recuperação. Além disso, Brady trabalhará em estreita colaboração com o Conselho e a equipe administrativa nos esforços de marketing global e na identificação de novas oportunidades de parceria comercial para o clube — afirma o Birmingham em nota oficial.