Apesar de estar apenas na quarta divisão inglesa, o Wrexham é um dos times que jogam a liga inglesa mais queridos pelos fãs de futebol mundo afora. Isso porque os astros de Hollywood Ryan Reynolds e Rob McElhenney compraram o clube em 2021 por 2 milhões de libras e o tornaram em uma grande potência do País de Gales com a série “Welcome to Wrexham“, que mostra os bastidores do clube e que recebeu cinco prêmios do Emmy deste ano e já encaminha para sua terceira temporada.
Parece que o Wrexham “fez escola”. Um clube da oitava divisão inglesa também promete se tornar o “novo Wrexham”, mesmo sem o investimento e a visibilidade dos astros de Hollywood. Trata-se do Farnham Town.
O clube centenário conquistou 10 vitórias consecutivas no início da temporada, chamando a atenção dos fãs de futebol inglês. Na virada do ano, o Farnham Town havia vencido 16 jogos consecutivos, igualando o feito do PSV em 2023/24.
O Farnham Town chegou a 25 vitórias consecutivas, ultrapassando o recorde europeu de vitórias consecutivas em um campeonato, estabelecido pelo Benfica com 22 triunfos seguidos na temporada 1972/73, ainda com Eusébio no plantel.
Pela primeira vez em seus 118 anos de história, o Farnham Town passou para a oitava divisão do futebol inglês. Muito disso passa pelos novos investimentos que o clube vem fazendo em estrutura e montagem de plantel, contratando jogadores de ligas superiores, assim como fez o Wrexham.
Investimento e sucesso nas redes
O Farnham também está se transformando fora do campo, com uma nova arquibancada e cobertura no estádio, novos banheiros e placar elétrico. Também há um investimento em mentes jovens por trás das agências de marketing e mídia social.
— Precisamos interagir com as pessoas durante a semana. A Premier League tem a Sky Sports e a mídia nacional como motor para impulsioná-la. Não temos isso fora da liga — disse Harry Hugo, de 29 anos, que investiu uma fatia de seis dígitos de sua fortuna no time de sua cidade natal e se juntou ao conselho do clube ao “Daily Mail”.
Assim como o Wrexham, o Farnham Town tem seu próprio documentário de bastidores. Ele é feito por conta própria e está disponível no YouTube. Tem episódio novo todas as sextas-feiras com narrativas sobre os personagens de dentro do clube e um vídeo de destaques é lançado 12 horas após o fim dos jogos.
São 100 mil seguidores em todas as contas de mídia social do clube. Os melhores momentos do jogo contra o Croydon Athletic, clube onde investiram o rapper Stormzy e o atacante do Galatasaray Wilfried Zaha, alcançaram 200 mil visualizações. É o quarto clube mais seguido entre os times fora da liga profissional inglesa, tendo performance midiática de equipes da League One (terceira divisão inglesa).
Crescimento à la Wrexham
O público no The Memorial Ground, estádio do Farnham Town, aumentou de 150 para mais de 500 pessoas nos dias de jogo, chegando até a 1.200 torcedores em um jogo (a capacidade do estádio é de 1.500 pessoas). Além disso, mais de mil camisas foram vendidas em 12 meses, após um grande apoio de The Sidemen, celebridade do YouTube que patrocinou a camisa.
Apesar de toda a visão empresarial, o Farnham quer continuar tendo o espírito comunitário. Um ingresso para o jogo custa oito libras (R$ 50,40). Com mais um litro de bebida, um hambúrguer e batatas fritas sai 20 libras (R$ 126) e menores de 16 anos não pagam o ticket.
Conquista inédita
Nesse domingo (23), o Farnham Town empatou em 2 a 2 com o Jersey Bulls fora de casa e se sagrou campeão da Combined Counties League Premier Division South, conseguindo o acesso para a oitava divisão pela primeira vez em 118 anos de história.
“É uma pequena história de futebol”, disse Paul Tanner ao “Daily Mail”. Ele viu o Farnham Town passar de uma crise para outra em anos como jogador, técnico, presidente e agora diretor de futebol.