Wolverhampton x Tottenham escancara má fase de atacantes brasileiros

2 minutos de leitura

Neste sábado (4), o Wolverhampton venceu o Tottenham por 1 a 0 em partida válida pela 26ª rodada da Premier League. Além do único gol, marcado por Adama Traoré, a partida foi repleta de chances perdidas dos dois lados e aumentou o jejum de gols dos atacantes brasileiros.

Wolves e Spurs somam três atacantes com passagem pela seleção brasileira: Diego Costa e Matheus Cunha, dos donos da casa, e Richarlison, pela equipe de Londres. Nenhum deles marcou na atual edição do Campeonato Inglês.

Comparação com outros brasileiros

Entre os atacantes brasileiros na Terra da Rainha, Martinelli lidera a artilharia com 11 gols. Quando o filtro é apenas entre os centroavantes, quem mais marcou foi Firmino: sete vezes. Os três da partida deste sábado são os únicos que não balançaram as redes.

São outros dois centroavantes na lista: Gabriel Jesus marcou cinco vezes em 14 jogos pelo Arsenal, enquanto Carlos Vinícius fez um gol em 17 rodadas no Fulham.

Mais do que não marcar, o trio tem performado abaixo do esperado. Isso é comprovado estatisticamente: segundo dado dados do Wyscout, plataforma de dados do futebol, já era para terem marcado.

Gols esperados (xG) dos brasileiros

  • Diego Costa – 3,06 xG
  • Richarlison – 2,11 xG
  • Matheus Cunha – 0,5 xG

Estes números ilustram que, segundo os gols esperados (xG), Diego Costa deveria ter marcado pelo menos três gols. Richarlison, ao menos dois – ele, inclusive, tem mais gols esperados do que Carlos Vinícius e Philippe Coutinho, que já balançaram as redes.

Briga por espaço em Tottenham e Wolves

Diego Costa sai lesionado em Wolverhampton x Tottenham - PA Images/Icon Sports
Diego Costa sai lesionado em Wolverhampton x Tottenham – PA Images/Icon Sports

Richarlison foi contratado pelo Tottenham por 60 milhões de libras (cerca de R$ 332 milhões na cotação atual) depois de grande destaque no Everton. O camisa 9 da Seleção na última Copa do Mundo concorreu ao Puskás e aumentou ainda mais a expectativa sobre a torcida dos Spurs, mas segue sem sucesso.

Isso fez com que o brasileiro perdesse espaço no elenco. Com Kane como centroavante titular, tem disputado a posição com Son, no lado esquerdo do ataque, e que também não vive a melhor fase da carreira. Kulusevski, na direita, é outro intocável no elenco.

O Pombo tem mais jogos como reserva do que como titular pelo Tottenhan: começou no banco em 10 ocasiões das 17 rodadas que entrou em campo.

Diego Costa chegou como reforço sem custos e para aumentar as opções de ataque dos Wolves. Com o momento ruim de Raúl Jiménez, recebeu mais oportunidades. O ex-jogador do Atlético-MG atuou em 14 jogos e foi titular em nove deles, mas não tem grande sequência: sua média é de 52 minutos por jogo.

Matheus Cunha tem situação parecida. Depois de perder espaço no Atlético de Madrid, foi emprestado ao Wolverhampton até o final dessa temporada. Até o momento, o campeão olímpico com a Seleção jogou oito partidas na Premier League e foi titular em cinco delas.

Cunha teve parte de seu momento interrompido por uma lesão, enquanto Diego Costa teve um problema no joelho na partida contra o Tottenham e saiu ainda no primeiro tempo.

Brasileiros não são os únicos

A frustração que ocorre com o trio de brasileiros não é somente deles. Outros sete atacantes estão devendo gols na Premier League e não balançaram as redes ainda, apesar de terem números consideráveis de gols esperados.

Jímenez, que foi artilheiro nos Wolves nos últimos anos, não recuperou a boa forma depois de perder uma temporada por lesão. Diogo Jota começou bem no Liverpool depois de sair do próprio Wolverhampton e ainda não marcou no campeonato.

Weghorst é importante no esquema de Erik Ten Hag e titular do Manchester United. Apesar de ser elogiado, é outro que não balançou as redes.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]