Willie “Fatty” Foulke, o gigante goleiro inglês de 150kg

Vem entender essa história curiosa

willie fatty foulke

O futebol inglês sempre foi reduto de diversos personagens folclóricos do mundo do esporte. Se hoje temos em campo jogadores de porte físico invejável, verdadeiros profissionais esportivos, houve uma época, nas remotas temporadas do esporte em que era possível ver atletas que mais se assemelhavam a um torcedor bêbado de qualquer pub no interior da Inglaterra do que um jogador do século XXI.

No início do século XX, o futebol ainda não tinha a regra do impedimento. Não era sinônimo de grande quantidade de dinheiro como é hoje.

Ele ainda dava lugar a jogadores como Willie “Fatty” Foulke, goleiro de mais de 1,90 e que ultrapassava 150kg! Uma marca que impressiona se comparado aos padrões do futebol da época.

Veja mais: Os 10 brasileiros de maior sucesso da história do futebol inglês

Não se engane pelo porte físico desapropriado do ex-goleiro e ídolo do Sheffield United. Se estiver pensando que Willie era um péssimo goleiro, você está equivocado. Pelos Blades, conquistou um Campeonato Inglês e duas Copas da Inglaterra, sendo um dos jogadores mais importantes da equipe.

Fatty Foulke ainda se tornou goleiro e capitão do Chelsea, depois de defender por mais de uma década o time de Sheffield, e se aposentou no Bradford City em 1907.

foulke

Ele chegou a representar a seleção de seu país em um único jogo. Em 1897, a Inglaterra bateu o País de Gales pelo placar de 4 a 0, com o arqueiro gigante defendendo a meta dos Three Lions.

Em um trecho do documentário de “Mitchell and Kenyon” que retrata um pouco da vida na Inglaterra no início do século XX, é possível ver Willie defendendo o time de Sheffield em uma partida contra o Bury.

Foulke morreu aos 42 anos, vítima de uma cirrose hepática.

Mais informações sobre a história de Willie “Fatty” Foulke, clique AQUI.

Por Alessandro Tokumoto