Willian recebe proposta e considera possibilidades no mercado

5 minutos de leitura

O meia Willian encerra seu contrato com o Fulham ao fim deste mês e, até o momento, não tem um futuro definido dentro ou fora da Premier League.

O site britânico “The Athletic” publicou nesta terça-feira (13) que o Fulham ofereceu um novo contrato de um ano ao brasileiro, com possibilidade de renovação por mais uma temporada. Os moldes financeiros seriam os mesmos do acordo atual entre jogador e clube.

A PL Brasil confirmou que o Willian recebeu a oferta do Fulham e que há um grande interesse do clube londrino em renovar o contrato. No entanto, conforme apurou a reportagem, o jogador ainda não deu uma resposta e avalia outras possibilidades no mercado da bola.

Em entrevista exclusiva dada à PL Brasil, em maio, antes de acabar a Premier League, Willian se mostrou propenso à aceitar uma proposta dos Cottagers.

— Eu gosto muito daqui. Continuar morando em Londres e jogando na Premier League, que acho o melhor campeonato do mundo, seria perfeito para mim e para a minha família. Agora precisamos esperar acabar o campeonato e ver qual será a melhor decisão (…) Estou à disposição (do Fulham). Vamos ver, vamos conversar e ver qual vai ser a melhor solução tanto para mim quanto para o clube também — declarou há um mês.

Muito da disposição do jogador em ficar se dá pela permanência do treinador português Marco Silva, a quem Willian elogiou como “um dos grandes da Premier League” e fonte de “muita confiança”. Silva chegou a ser cogitado no Tottenham, mas os Spurs decidiram por Ange Postecoglu, ex-Celtic, e deixaram o português em Craven Cottage.

Além disso, Willian também publicizou que se sente muito bem em Londres, uma cidade na qual ele e a família estão completamente adaptados. Aos 34 anos, o brasileiro abriu a possibilidade de passar a reta final de sua carreira em outro país além da Inglaterra, na Europa ou nos Estados Unidos, mas garantiu que não volta ao Brasil “nunca mais”.

Fulham conta com brasileiro

Do outro lado, Marco Silva também já disse que renovar com o meia é uma prioridade. Willian foi um dos pilares do Fulham em 2022/23 que, depois de anos em que só brigou para não cair quando jogou a Premier League, terminou em 10º lugar e chegou a aspirar uma vaga em competições europeias.

— Acho que o segredo está na constância e na evolução, porque aqui todos os jogadores têm o pensamento de melhorar, até os mais velhos como eu. Por isso tivemos sucesso nessa temporada comparando com outras. É um clube que sempre sobe e cai, mas nesse ano conseguiu se manter e fazer uma boa campanha, que consideramos vitoriosa — afirmou Willian.

Ele disputou sua primeira temporada no Fulham. O jogador chegou no começo da temporada, após rescindir o contrato numa passagem decepcionante pelo Corinthians. Antes, também teve passagens por Chelsea e Arsenal na Inglaterra.

O meia foi tão importante que está concorrendo às eleições internas de melhor jogador da temporada e gol mais bonito. Os resultados devem ser divulgados no fim do mês.

Estatísticas de Willian na Premier League 2022/23

  • 27 jogos
  • 5 gols
  • 5 assistências
  • 51 chances criadas – 2º do time
  • 1,6 dribles por jogo – 2º do time

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]