A situação contratual do meia Willian no Fulham teve uma novidade nesta sexta-feira (30).
O último dia do mês marca o fim do contrato atual que o brasileiro tem com o time de Londres. E, a não ser que haja uma mudança na proposta, Willian não permanecerá no Fulham para a temporada 2023/24 porque não houve um acerto financeiro.
A informação foi publicada primeiramente pelo site “StandardSport” e confirmada pela reportagem da PL Brasil.
O brasileiro recusou a renovação por um ano nos mesmos moldes de salário que recebeu durante a última temporada. Willian entende que aceitou um contrato abaixo do esperado para jogar em Craven Cottage e, depois de uma temporada onde foi um dos melhores da equipe, deveria receber uma valorização financeira.
O meia contou em entrevista exclusiva à PL Brasil que rescindiu seu contrato com o Corinthians, no meio de 2022, sem ter um destino definido. Ele então foi para Londres e só aí recebeu a oferta do Fulham. A princípio, Willian ficou com um pé atrás pelo retrospecto do clube, que lutou contra o rebaixamento nos últimos anos em que esteve com a Premier League, mas uma conversa com o treinador Marco Silva o convenceu.
Willian ainda abriu mão do lado financeiro para voltar à Premier League, com o desafio de se provar na maior liga do mundo aos 34 anos. O casamento deu certo: o Fulham fez sua melhor campanha em uma década, chegou a brigar por competições europeias, terminou em 10º lugar e teve o brasileiro como candidato a melhor jogador da temporada.
Willian na Premier League 2022/23
- 27 jogos
- 5 gols
- 5 assistências
- 51 chances criadas – 2º do time
- 1,6 dribles por jogo – 2º do time
Os dados são da plataforma de estatísticas Fotmob.
Por isso, a PL Brasil apurou que Willian esperava que um acordo de renovação viria com termos melhores, seguindo o padrão adotado pelo Fulham com seus principais jogadores. Até porque, com esse desempenho, Marco Silva elencou como prioridade a renovação com seu meia ao fim da temporada.
Mas não foi o que aconteceu. O Fulham ofereceu mais um ano de contrato com os mesmos valores sob a justificativa de que estão no limite financeiro, mas os termos não estão mais dentro da expectativa do jogador. O entorno de Willian entende que o atleta se valorizou pelo que fez dentro de campo.
A Willian work of art. 🎨 pic.twitter.com/ckLuHt3KIE
— Fulham Football Club (@FulhamFC) June 19, 2023
Willian deve ficar na Premier League
A recusa leva Willian a analisar outras possibilidades no mercado da bola, mas a tendência é que o brasileiro fique na Premier League.
A PL Brasil apurou que o jogador tem conversas com outros clubes da elite da Inglaterra e que há chances dele mudar até para um clube com uma perspectiva melhor do que o Fulham.
No entanto, o que existe até o momento são apenas conversas — nada concreto ou encaminhado. As propostas devem começar a aparecer a partir do momento em que o jogador está, de fato, livre no mercado.
Em termos de tabela, nove times ficaram acima dos Cottagers na última edição da Premier League: Brentford, Tottenham, Aston Villa, Brighton, Liverpool, Newcastle, Liverpool, Arsenal e Manchester City. O Villa ainda jogará a Conference; Seagulls e Reds estarão na Europa League; e o quarteto final disputará a Champions.
Também na entrevista para a PL Brasil, Willian declarou que “continuar morando em Londres seria perfeito para mim e para a minha família“. O jogador atuou por três clubes ingleses na carreira, e todos da capital da Inglaterra: Chelsea, Arsenal e Fulham.