Wijnaldum: o silencioso pilar do Liverpool de Jurgen Klopp

Meio-campista holandês vive grande temporada com a camisa dos Reds

0
273
Michael Regan Collection Getty Images Sport

A atual temporada do Liverpool na Premier League tem sido histórica, com recordes batidos e uma dominância assustadora. Os destaques aclamados no time do Liverpool vão desde Alisson até Sadio Mané. Contudo, dentre os jogadores que formam esse time histórico, Gini Wijnaldum é, sem dúvidas, um dos menos reconhecidos.

Wijnaldum: o silencioso pilar do Liverpool de Jurgen Klopp 

Contratado junto ao Newcastle em 2016 pelo valor de 25 milhões de libras, o holandês se juntou ao plantel de Klopp após uma ótima temporada vestindo a camisa dos Magpies.

Atuando muitas vezes como homem central do ataque e na ponta esquerda, Wijnaldum marcou 11 gols e distribuiu cinco assistências, demonstrando uma ótima leitura de jogo e capacidade de finalização.

Ao chegar em Anfield, o holandês passou por uma transformação importante na sua carreira, saindo da zona terminal do campo. Wijnaldum fora recuado por Jurgen Klopp para o meio campo, algo que refletiu diretamente no número de gols anotado nas temporadas que se sucederam (a contagem de seis tentos foi a maior do holandês, ainda na temporada 2016/2017 até então).

Se por um lado os gols diminuíram, por outro, Gini mostrou-se capaz de influenciar o jogo do Liverpool de forma determinante carregando o time de trás e funcionando como o meia box-to-box.

Acompanhe a PL Brasil no Youtube
  • 5 VIRA-CASACAS DA PREMIER LEAGUE

Portanto, Wijnaldum personifica aquilo que há de mais precioso no estilo de jogo do técnico alemão: intensidade. O holandês é capaz de exercer com primor a marcação-pressão que fundamenta o estilo agressivo do Liverpool e, ao mesmo tempo, auxiliar os dois outros meio-campistas na marcação, além de garantir espaço e segurança para que Robertson atue quase sempre como um segundo ponta esquerda.

Apesar de fazer todas essas funções e garantir a sustentação e o equilíbrio do time, ainda sobra tempo para o holandês contribuir com passes verticais, arrancadas e até chegadas na área do time adversário.

Quase sempre presente nos jogos – Gini Wijnaldum já atuou em 25 dos 26 jogos nessa Premier League –, o holandês é uma peça determinante no futebol intenso e, ao mesmo tempo, encantador do Liverpool.

Wijnaldum é muito mais importante do que os números demonstram – apenas dois gols no atual Campeonato Inglês – e segue trilhando a sua caminhada histórica vestindo a camisa 5 do time de Anfield.

Leia mais: Uma reflexão profunda sobre o racismo no futebol inglês