Wigan – História, estatísticas e conquistas

Wigan – História, estatísticas e conquistas
Wigan Athletic

O Wigan Athletic Football Club é um clube inglês de futebol da cidade de Wigan, na Inglaterra, que atua na Championship, 2ª divisão inglesa. Além disso, o clube manda suas partidas no DW Stadium, com capacidade de 25.135 torcedores. As cores do clube são azul e branco. No entanto, não é considerado um time popular do país. A saber, o clube venceu a Copa da Inglaterra da temporada 2012/13, o título mais importante da sua história. 

Trajetória do Wigan: fundação, conquistas e ascensão

Antes de mais nada, o Wigan Athletic Football Club foi fundado em 1930, em Wigan, na grande Manchester, na Inglaterra. A saber, manda seus jogos no DW Stadium, onde cabem pouco mais de 25 mil torcedores. O clube, atualmente, participa da Championship a 2ª divisão inglesa. 

Logo, o clube disputou a Premier League pela primeira vez na temporada 2004/05. Neste ínterim, o Wigan jogou a liga até a temporada 2012/13, a até então, melhor temporada da história do clube. Aliás, na mesma temporada, o clube conquistou a Copa da Inglaterra, após vencer o Manchester City em Wembley. 

No mais, o Wigan tem tradicional nas ligas de baixo da Inglaterra. No entanto, já venceu a 3ª divisão inglesa nas temporadas 2002/03, 2015/16, 2017/18 e 2021/22, e a 4ª divisão na temporada 1996/97. Além disso venceu a EFL Troféu, a copa que envolvem clubes da terceira e 4ª divisão, nas temporadas 1984/85 e 1998/99. 

 A saber, na única vez que o Wigan participou de uma competição europeia de alto escalão, o clube não foi tão bem. Logo, na Liga Europa da temporada 2013-14, o Wigan caiu em um grupo com Rubin Kazan, Maribor e Zulte-Waregem. No mais,o Wigan ficou na última colocação. Nesse ínterim, em seis partidas, o clube inglês venceu um jogo, empatou dois e perdeu três vezes. A saber, a única vitória do clube em competições europeias foi por 3×1 contra o Maribor. O destaque da partida foi Nick Powell, autor de dois gols. 

Mercado de transferências do Wigan 

Primeiramente, por não ser um clube tradicional da Inglaterra, o Wigan não consegue grandes contratações no mercado de transferências. Portanto, historicamente, a contratação de atletas que chegam de clubes das divisões menores da Inglaterra, são os pilares do mercado da Bola do Wigan. Com isso, listamos cinco contratações da atualidade e da história do Wigan para apresentar as finanças do clube da grande Manchester. 

Henri Camara

A saber, com a permanência na Premier League para a temporada 2005/06, o Wigan precisava de um centroavante experiente. Logo, no mercado de transferências da temporada, o clube buscou do Wolverhampton, por 6,45 milhões de euros, o atacante senegalês, Henri Camara. Com isso, em 77 partidas com a camisa do clube, o atacante marcou 24 gols. 

Paul Scharner 

Antes de mais nada, também para reforçar a equipe que jogaria a segunda temporada na Premier League em 2005/06, o Wigan confirmou rumores e fechou no mercado da bola com a contratação do zagueiro austríaco, Paul Scharner.

No entanto, o defensor chegou do SK Brann por 3,67 milhões de euros. Aliás, Scharner disputou 174 partidas e marcou 17 gols. O austríaco venceu o principal título da história do clube, a Copa da Inglaterra de 2012/13. 

Arouna Koné 

Primeiramente, o Wigan se manteve na Premier Legue por alguns anos e no mercado da bola da temporada 2012/13, o clube comprou o atacante Arouna Koné. A saber, o atacante marfinense chegou do Levante para o Wigan por 3,80 milhões de euros. Portanto, em 38 jogos com a camisa do time inglês, Koné marcou 13 gols e conquistou a Copa da Inglaterra de 2012/13.

James McClean 

Neste ínterim, após vencer a Copa da Inglaterra em 2013, o clube retornava para a Championship. Portanto, disputaria a primeira competição europeia da sua história. Com isso, para a disputa da Liga Europa 2013/14, o time confirmou rumores e contratou no mercado da bola da temporada o meia irlandês James McClean.

A saber, o meia era uma promessa do Sunderland e chegou ao Wigan por 2,33 milhões de euros. No entanto, pelo clube, o meia disputou 123 partidas e marcou 20 vezes. Recentemente, McClean retornou ao Wigan na temporada 2021/22 e conquistou a 3ª divisão inglesa. 

Mauro Boselli

Em conclusão, o atacante argentino conhecido da torcida corintiana, Mauro Boselli, jogou no Wigan após rumores. Aliás, na temporada 2010/11, Boselli chegou do Estudiantes para o clube inglês no mercado da bola por 3,70 milhões de euros. No entanto, o atacante não obteve muito sucesso na Inglaterra e jogou apenas 24 partidas. Além disso, marcou apenas cinco gols pelo clube.