O West Ham se prepara para mais uma edição na Premier League e tem demonstrado que pode surpreender. Em meio a incertezas de clubes do Big 6, a janela de transferências dos Hammers demonstra que os torcedores podem ter esperança com relação a temporada.
Nas últimas duas edições, o West Ham não fechou a Premier League em alta, mas Moyes levou o time a glória ao ser campeão da Conference League em 2022/2023. Mas Moyes deixou o comando ao fim da última temporada. Julen Lopetegui foi anunciando para o cargo e tem montado um time promissor para as competições inglesas.
O mercado de transferências do West Ham
- Luis Guilherme (Palmeiras)
- Maximilian Kilman (Wolves)
- Crysencio Summerville (Leeds)
- Niclas Fulkrug (Borussia Dortmund)
- Wes Foderingham (Sheffield United)
- Guido Rodriguez
- Jean-Calir Todibo (Nice)
Os times têm demonstrado que estão preocupados com o Fair Play Financeiro — na última temporada, Everton e Nottingham Forest foram punidos com dedução de pontos por violações das regras. Isso tem resultado em uma janela atípica com poucas movimentações.
No Big 6, são poucas adições ao elenco — o Liverpool por exemplo não contratou. Enquanto isso, o West Ham faz uma janela bastante promissora.
Entre as baixas, a principal é Benrahma, que constantemente era utilizado por Moyes e acertou em definitivo com o Lyon, mas nenhum jogador titular. Nomes como Soucek, Bowen, Ward-Prowse e Kudus seguem na equipe.
A incerteza está com relação ao Paquetá. O brasileiro viu as negociações com o Manchester City encerrarem, enquanto aguarda a decisão da Federação Inglesa sobre as acusações no caso das apostas. Até as autoridades divulgarem o veredito, o meia segue nos Hammers e como um dos principais jogadores.
Contratações promissoras para a temporada
Se os Hammers não perderam nomes de peso, a diretoria conseguiu fechar ótimos negócios, deixando o time com uma das melhores janelas na Inglaterra. O diretor esportivo do West Ham, Tim Steidten, ex-Bayer Leverkusen, chegou com autonomia e moral para ousar no mercado.
Guido Rodriguez deixou o Real Betis e é o novo volante dos Hammers e a defesa ganha o reforço do elogiado Max Kilman, ex-Wolverhampton.
Lopetegui já contava com duas boas opções para o gol. Fabianski e Areola revezaram entre os titulares na última temporada. A dupla ganha a companhia de Foderingham, que foi o único destaque do rebaixado Sheffield United.
Outros nomes ainda podem chegar para o sistema defensivo. O clube negocia as contratações dos laterais Caio Henrique, do Monaco, e Wan–Bissaka, do Manchester United.
E para demonstrar a ousadia e praticidade nas negociações, a diretoria conseguiu um negócio surpreendente para a defesa. Jean-Clair Todibo chegou a ser um dos principais alvos do Manchester United. O zagueiro conversou por semanas com a Juventus e em questão de horas, o francês destaque do Nice acertou com o West Ham.
Conforme revelado pelo jornalista Fabrizio Romano, Tim Steidten viajou até Nice para tratar todas as negociações por Todibo e acionar a cláusula de 40 milhões de euros. Outra ótima adição para o sistema defensivo.
Ataque do West Ham pode prosperar
O ataque ganhou uma atenção extra da diretoria. O West Ham chegou ao acordo com o Palmeiras e anunciou Luis Guilherme, uma das principais joias do clube alviverde ao lado de Estevão e Endrick. Ele vai passar pelo processo de adaptação ao futebol inglês, mas já demonstrou o talento nos gramados brasileiro.
Além de Luis Guilherme, os Hammers contrataram outro jovem talento. Crysencio Summerville foi crucial para o Leeds em 2023/2024, chegando até a final dos play-offs da Championship. Aos 22 anos, o atacante é uma das joias da Holanda.
Outra novidade é Fullkrug. O experiente atacante alemão optou por deixar o Borussia Dortmund para ser a referência ofensiva em Londres. Na última edição da Bundesliga, foram 12 gols e oito assistências em 29 jogos.
A fisicalidade e boa percepção espacial são os pontos fortes de Fullkrug, que pode ser um verdadeiro pesadelo para os zagueiros contê-lo. Todos os seus 12 gols na Bundesliga foram marcados dentro da área. Ele também se torna uma arma para o jogo aéreo, com 24 das 58 finalizações ao gol, segundo dados da Bundesliga, vindo de cabeça.
Já Summervile é um jogador para atuar como ponta esquerda. Ele se destaca com as jogadas em velocidade no um contra um. De acordo com a plataforma de estatísticas “OptaJoe”, foram 100 finalizações criadas pelo jogador na última Championship.
A dupla é ótima opção para o time titular e também para aliviar a pressão para os novos companheiros. Com Fullkrug, Bowen perde a responsabilidade de ser o artilheiro e pode jogar pelo lado direito. Já Paquetá, que apareceu como ala esquerdo em alguns momentos, pode focar as atenções para o meio-campo e armação das jogadas.
Instabilidade dos adversários pode ser triunfo para o West Ham
As últimas duas edições da Premier League também fecharam com surpresas. Em 2022/2023, Newcastle fechou em quarto lugar, enquanto Brighton e Aston Villa superaram Tottenham e Chelsea na briga pelas competições internacionais. Em 2023/2024 foi a vez do Villa ser a novidade no top-4 e pode repetir o feito em 2024/2025 com Unai Emery novamente no comando.
O título da Premier League é quase impossível, mas os torcedores podem se contentar com a conquista de uma Copa. As atenções do West Ham estão todas para os torneios locais, enquanto outros candidatos também estão de olho nas ligas internacionais.
Lopetegui já demonstrou que sabe competir em mata-mata nos tempos de Sevilla com o título da Europa League em 2019/2020. Os Hammers podem ir além das expectativas em 2024/2025.