Na última quarta-feira (4), o West Ham confirmou o falecimento de seu copresidente David Gold, aos 86 anos. O clube não divulgou a causa da morte, mas o mandatário estava com alguns problemas de saúde nos últimos dias.
Em nota oficial, a equipe afirma que David Gold estava ao lado de sua noiva, Lesley, e das duas filhas, Jacqueline e Vanessa. Nos próximos dias, o West Ham prepara diversas homenagens nas partidas e treinamentos voltadas ao copresidente.
Torcedor fanático dos Hammers, Gold adquiriu o troféu da FA Cup conquistado pela equipe, após pagar 488 mil libras em um leilão de 2005. Segundo o empresário, o motivo para comprar o troféu era que ele não queria que o objeto fosse adquirido por um investidor estrangeiro e levado para outro país.
Posteriormente, em 2010, Gold comprou o West Ham junto com o amigo de negócios, David Sullivan. No período como presidentes do clube, os londrinos não foram campeões, mas chegaram até a semifinal da Europa League 2021/22, além da mudança de estádio, saindo o Upton Park e passando a utilizar o London Stadium.
Rest in peace, Mr Chairman. pic.twitter.com/SQ7OTe6s8G
— West Ham United (@WestHam) January 5, 2023
Sullivan envia mensagem ao antigo parceiro de West Ham
Lamentando a morte do amigo e companheiro de West Ham, David Sullivan enviou uma mensagem especial ao copresidente, afirmando que dê todas as ‘joint ventures’ que tiveram juntos, assumir a presidência dos Hammers é a que mais se orgulha.
O presidente do clube londrino também comenta sobre a paixão de David Gold com relação ao West Ham. “David tinha uma conexão de longa data com os Hammers, tendo crescido em frente ao Boleyn Ground em Green Street e representado o clube no nível júnior. Ele sempre quis o melhor para o West Ham United, e sua morte é uma grande para todos nós”, disse Sullivan.
O vice-presidente dos Hammers, Karren Brady, também lamentou a morte de Gold. “Para um grande homem, um grande amigo por mais de 30 anos e um completo cavalheiro. Você fará falta. Descanse em paz”, comentou.
O técnico da equipe, David Moyes também lamentou o falecimento de David, enviando condolências aos familiares em nome de todos os jogadores. “O Sr. Gold era um visitante regular do Rush Green e sempre uma fonte de grande apoio e encorajamento para mim e os jogadores. Ficou claro que ele tinha amor genuíno e sincero pelo clube e era um verdadeiro torcedor de coração” e acrescenta que fará muita falta.
O West Ham está preparando algumas homenagens para David Gold. A próxima partida será no sábado (7), contra o Brentford e depois enfrenta o Wolverhampton, ambos fora de casa. O retorno ao London Stadium será no dia 21 de janeiro, quando recebe o Everton.