Paquetá ‘humilha’ Dibu, mas Aston Villa bate West Ham com gol de substituto de Douglas Luiz

7 minutos de leitura

Ouviu este som? Foi o som de um tabu de 10 anos se quebrando. Há uma década, o Aston Villa não vencia o West Ham fora de casa. Mas neste sábado (17), os Villains levaram a melhor e venceram o time da casa por 2 a 1 no Estádio Olímpico de Londres, na rodada de estreia da Premier League 2024/25.

Amadou Onana abriu o placar nos primeiros minutos, Lucas Paquetá empatou ainda no primeiro tempo e colombiano John Durán, que saiu do banco, fez o gol da primeira vitória do Aston Villa na temporada.

Sem saudades de Douglas Luiz?

Um dos pontos fortes da última temporada do Aston Villa, que levou o clube de volta à Champions League após 41 anos, foi a dupla de volantes formada pelo francês Kamara (atualmente lesionado) e por Douglas Luiz (negociado com a Juventus). O brasileiro contribuiu com nove gols e cinco assistências na primeira divisão do Campeonato Inglês 2023/2024.

No entanto, a dupla de volantes que entrou em campo neste sábado não deixou os torcedores dos Villains sentirem saudades. Os belgas Youri Tielemans, que na última temporada funcionou mais como um 12º jogador, e Amadou Onana, contratado junto ao Everton para substituir Douglas Luiz, foram dois dos melhores em campo.

Onana e Lucas Paquetá se encontram em campo
Onana, do Aston Villa, e Lucas Paquetá, do West Ham, se encontram em campo (Foto: Imago)

Diferente de Douglas, um meio-campista mais organizador e técnico, Onana oferece mais fisicalidade e presença de área. E assim foi. Logo aos três minutos de jogo, após cobrança de escanteio, o estreante apareceu na pequena área e marcou de cabeça o primeiro gol do Aston Villa na temporada.

Lucas Paquetá aparece

O West Ham foi um dos clubes que melhor se movimento no mercado de transferências até aqui. Mas quem decidiu foi um velho conhecido: após pênalti sofrido por Souček, Lucas Paquetá converteu com extrema categoria, tirando da foto ninguém menos que o goleiro Dibu Martínez, aos 37 minutos de partida.

No segundo tempo, o clube teve as estreias do atacante Crycencio Sumerville, contratado junto ao Leeds United, e o centroavante Niklas Fullkrug, finalista com o Borussia Dortmund da última Champions League, mas não foi o suficiente.

O brasileiro Luis Guilherme, de 18 anos, ex-Palmeiras e contratado na última janela de transferências, sequer foi relacionado.

Lucas Paquetá converte pênalti sobre Dibu Martínez
Lucas Paquetá converte pênalti sobre Dibu Martínez (Foto: Imago)

Colômbia x Argentina

O atacante John Durán, autor do gol da vitória do Aston Villa, foi um dos destaques da seleção colombiana na Copa América.

O jogador de 20 anos recebeu de Jacon Ramsey na entrada da grande área, bateu rasteiro e cruzado para, dessa vez, ao contrário da final do torneio de seleções entre Colômbia e Argentina, vencer Emiliano Martínez e definir o placar em 2 a 1.

João Vítor Castanheira
João Vítor Castanheira

Coordenador da PL Brasil. Cobriu futebol internacional, carioca e esportes olímpicos pelo Lance! e foi editor de conteúdo do Esporte do Grupo Globo - lá fez parte dos programas Globo Esporte, Jornal da Globo e Esporte Espetacular. Jornalista pela UFRJ, ex-goleiro da Associação Atlética de Comunicação e Artes com orgulho. Contra todo tipo de conservadorismo - inclusive o esportivo. De Uberaba-MG, radicado no Rio Janeiro-RJ, em São Paulo-SP.