Clarete-azul: por que cores de West Ham e Aston Villa são tão copiadas?

5 minutos de leitura

Um dos uniformes mais icônicos da Premier League é o tradicional clarete, que mistura um tom mais suave de bordô, com um azul claro nas mangas. Essas são as cores escolhidas por três times que frequentam a primeira divisão da Inglaterra: West Ham, Aston Villa e Burnley. Mas qual deles foi o primeiro a aderir a este uniforme? E qual é a inspiração do uniforme clarete?

O que é a cor clarete?

O nome do tom de “clarete” é baseado em um tipo de vinho de Bordeaux, cujo tom é mais “pálido” que o clássico vinho tinto, que também deu origem à cor de mesmo nome e que muito se assemelha ao clarete. No fim, são variações suaves de uma cor muito parecida.

Qual foi o primeiro clube a ter o uniforme clarete-azul?

Independente de qual suposição seja a sua favorita, o primeiro time que utilizou este uniforme foi o Aston Villa. Fundado em 1874, o time de Birmingham aderiu ao novo kit a partir da década de 1880. Acredita-se que as novas cores dos Villans tenham sidos inspiradas em dois clubes escoceses: o Hearts, que vestia uma camisa marrom, e os Rangers, que utilizavam azul.

Há ainda uma teoria de que, originalmente, a camisa era de fato marrom e azul. Mas acabou se chegando a esses tons mais claros de bordô (próximo ao vinho) e de azul porque, conforme se ia lavando, elas desbotavam. No fim das contas, essas foram as cores escolhidas pelos Villans e assim permanece desde então.

diego carlos aston villa
Diego Carlos comemora gol pelo Aston Villa (Foto: Icon sport)

A inspiração dos uniformes de West Ham e Burnley

O segundo time a aderir às cores foi o West Ham, a partir de 1900. A teoria mais aceita é a de que o velocista William Dove, que era muito famoso na época, viajou para Birmingham e passou em uma feira perto da sede do Aston Villa. Alguns jogadores do clube estavam por lá e o desafiaram para uma corrida, apostando dinheiro.

Só que Dove acabou vencendo a disputa. Como os atletas do Villa não tinham dinheiro para pagar a aposta, eles deram um kit do time para o velocista. Acontece que Dove era pai de Charlie Dove, meio-campista do West Ham — que na época ainda se chamava “Thames Ironworks”. Acredita-se que ele levou para a sede do clube e inspirou as novas cores da equipe.

Do trio, o Burnley foi o último time a aderir às cores, em 1910. Porém, a história não tem uma explicação mirabolante. Supõe-se é que eles tenham sido influenciados pelo sucesso do Aston Villa, que foi campeão inglês naquele ano.

Outros clubes que aderiram ao uniforme clarete

Apesar de Villa, West Ham e Burnsley serem os mais lembrados, equipes de outras divisões inglesas também utilizam essas cores no uniforme. São eles Malvern Town, Scunthorpe United, Weymouth, Colwyn Bay e AFC Emley.

Apesar de hoje o Crystal Palace utilizar azul, vermelho e branco como cores oficiais, do ano de sua fundação (1905) até a década de 1970, a equipe londrina também adotou o clarete-azul em seu uniforme.

As cores do trio da Premier League inspiram clubes mundo a fora também. Alguns exemplos são o Trabzonspor, da Turquia, Colorado Rapids, dos Estados Unidos, e Rieti, da Itália.

<!-- Author Start -- data-lazy-src=
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.