West Bromwich vive sua pior fase na temporada

West Bromwich vive sua pior fase na temporada
Foto: Reprodução/Express & Star by AMA

Antes de mais nada, uma temporada na Championship não é nada fácil. Apesar de se tratar da 2ª divisão do futebol inglês, o nível técnico aumenta a cada ano. Como resultado, os times mais fortes não têm vida fácil. Nesse caso, o West Bromwich não apenas sofre pelo equilíbrio do campeonato, mas também pelo próprio trabalho e elenco.

A princípio, o técnico contratado para essa temporada 2021/22, Valerien Ismael, veio com credenciais de arrumar a casa. Essa noção ficou ainda mais forte após um início arrasador no campeonato, com quatro vitórias nos primeiros cinco jogos e três rodadas na liderança.

No entanto, essa situação mudou de cenário, e a equipe passou por momentos de instabilidade. Atualmente, o time West Bromwich ocupa a 5ª colocação da Championship, mas só venceu uma vez nos últimos oito jogos. Ou seja, a pior sequência desde o início da temporada. Inclusive, disputando partidas contra adversários de posições baixas ou medianas na tabela, como Derby County, Barnsley e Cardiff.

Dessa forma, os torcedores começam a reclamar, principalmente, do técnico Valerien Ismael. Pois, pelo elenco, os Baggies são um dos melhores times da competição, mas os resultados ruins geram uma distância para os adversários na tabela. Hoje, para o QPR, o 4º colocado, é de seis pontos. Para o líder Fulham, maior ainda: 13.

O estilo de Valerien Ismael

O fato de os torcedores reclamarem tanto com o treinador francês não é à toa. Pois, o estilo do ex-treinador do Barnsley é baseado em transições, jogadas rápidas. Apesar da velocidade ser um elemento importante no futebol inglês, as transições não são, muito menos a marcação pressão.

Aliás, a formação do técnico, apesar da nacionalidade francesa, aconteceu na Alemanha. A formação alemã de treinadores está muito ligada ao estilo veloz, de transição e marcação pressão. Por exemplo, técnicos como Jurgen Klopp, Thomas Tuchel e Ralf Rangnick possuem a mesma ideia de jogo que Ismael.

Portanto, as dificuldades no trabalho de treinador do West Bromwich podem estar ligadas à barreira cultural. Apesar da Inglaterra, principalmente na Premier League, possuir várias nacionalidades, na Championship ainda possui muitas raízes com o passado. Dessa forma, é natural esse trabalho, que ainda é recente, passar por instabilidades, principalmente no lado ofensivo.

Sequência de jogos do West Bromwich

Primeiramente, os Baggies vêm de dois jogos bem negativos: derrotas para Preston e Millwall. A redenção pode acontecer nas próximas rodadas, mas será uma sequência complicada.

O primeiro desafio é contra o Sheffield United, fora de casa. Em seguida, enfrentará a equipe que perdeu apenas uma das últimas 13 partidas na competição, o Blackburn Rovers. Por fim, terá Luton Town e Middlesbrough fora de casa. Sendo assim, o West Brom pode dar a volta por cima de vez ou afundar ainda mais na fase ruim.