Wesley Fofana – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
259
Wesley Fofana
Foto: Divulgação/Michael Regan/Getty Images

Wesley Fofana, é um jogador de futebol profissional francês. A saber, nasceu no dia 17 de dezembro de 2000 em Marselha, França e atualmente o zagueiro joga no Leicester City. Em suma, Fofana começou a jogar bola aos seis anos de idade e sonhava em se tornar o próximo Didier Droga.

Wesley Fofana – Início de carreira

Wesley Fofana começou sua trajetória nos campos aos seis de idade e, assim, chegou ao primeiro clube de sua carreira, o Repos Vitrolles. Além disso, teve passagens nas categorias de base do Bassin Minier. No mais, teve uma breve passagem pelo Pennes Mirabeau.

Em 2011, o jogador chegou ao Sporting Club Air Bel, time  de Marseille, esse que  atuou por quatro anos e que lhe deu destaque nas categorias de base. 

Entretanto, no Air Bel, Fofana chegou a atuar mais avançado, assim, chegando a ser comparado a Didier Drogba por causa da origem costa-marfinense da família do atleta e o cabelo comprido que ele usava à época no mesmo estilo do Drogba.

Assim, em 2015, Fofana movimentou o mercado da bola  e chegou Saint Étienne II, da França, com apenas 15 anos de idade.

Em 2018, o atleta subiu de categoria, entretanto continuou a jogar pelos juniores até 2019, o mesmo ano em que foi campeão da Copa Gabardella com o Sub-19, após vencer o Toulouse por 2 x 0.

Saint Étienne – Profissional

A saber, em 15 maio de 2018, o jogador assinou seu primeiro contrato profissional. Porém, fez sua estreia pelo Saint Étienne   somente em 2019, na vitória do time sobre o Nice por 3 x 0.

Então, pela equipe principal do Étienne Wesley Fontana, aos 19 anos o zagueiro já havia se firmado no time. Ao todo, jogou 30 partidas pelo clube e marcou dois gols em uma temporadas.

Ademais, diante da suas boas atuações o jovem zagueiro francês já agitava o mercado de transferências.

Trajetória, conquistas e highlights de Wesley Fofana

Aos 18 anos, aos vinte minutos do primeiro tempo, Fofana saiu do banco de reservas para substituir o lesionado Pierre Yves Polomat em um confronto decisivo com o Nice, ao qual, valia uma vaga na UEFA Europe League.

Contudo, os dois gols de Robert Beric roubaram as manchetes na vitória por 3 x 0, mas foi um momento de suma importância para Fofana, que depois de passar um tempo na base, finalmente estreou na Ligue 1.

Entretanto, seis dias depois, em um confronto contra o Angers, foi sua primeira partida no tempo regulamentar. No mais, Fofana, jogou mais vinte jogos nessa temporada, incluindo um gol em dezembro de 2019, em uma partida contra o Nice, garantindo a equipe na primeira divisão. 

Nesse meio tempo, o zagueiro chamou à atenção de vários clubes europeus, surgido assim, rumores de que o jogador estava na mira do Milan. Todavia, no mercado de transferências em 2 de outubro de 2020, o Leicester venceu os rumores e o jogador foi anunciado. 

Leicester City

Na Inglaterra, o jovem francês conquistou rapidamente reputação de um dos defensores mais empolgantes da Premier League. Contudo, Fofana, jogou 38 partidas pelo Leicester, incluindo, assim, a final da Emirates FA Cup.

Diante disso, em maio de 2021, os Foxes ergueram o icônico troféu pela primeira vez, em uma vitória contra o Chelsea por 1 x 0, no Estádio de Wembley.

Mais tarde, o zagueiro, conquistou o prêmio de Melhor Jogador Jovem da Temporada. No entanto, em 5 de agosto de 2021, Fofana fraturou a fíbula durante um amistoso contra o Villareal, no King Power Stadium, com previsão de retorno aos gramados em 2022.

Transferências e Mercado da Bola de Wesley Fofana

Ao chegar na Terra da Rainha, Fofana, agitou o mercado de transferências e mostrou que a sua contratação no mercado da bola valia todo o dinheiro investido pelos Foxies. Assim, pelo  valor de 36,6 milhões de euros assinando um contrato por 5 anos.

Contudo, mesmo com o seu afastamento  dos gramados por lesão, o jovem zagueiro continuou a atrair olhares e vários rumores com seu nome no mercado da bola. 

Dessa forma, o nome de Fofana foi ventilado na imprensa como o substituto de Raphael Varane no Real Madrid. Entretanto, após vários rumores no mercado da bola, o jogador permanece no Leicester no aguardo de sua recuperação para voltar aos gramados.

Seleção Francesa

Wesley Fofana,  estreou pelo na seleção francesa Sub-21 em 2020, entretanto o jogador só fez três partidas com a camisa dos , sob o comando do técnico Sylvain Ripoll.