O que esperar do Watford para o restante da PL 2019/2020

A PL Brasil analisou como os Hornets voltam para a sequência da temporada

watford 2019 2020
Richard Heathcote/Getty Images

O Watford não faz uma boa campanha até aqui na temporada 2019/2020. Os Hornets vivem situação delicada e têm como foco escapar do rebaixamento.

O Watford antes da parada

No primeiro turno, os torcedores que foram ao Vicarage Road, presenciaram apenas uma vitória na última partida – 2 a 0 em cima do Manchester United.

Além disso, o desempenho na fração inicial da competição, culminou em rodadas na lanterna. Os Hornets, assim, ficaram 12 jogos sem saber o que era vencer – os primeiros três pontos na competição saíram apenas contra o Norwich, depois de ganhar fora de casa por 2 a 0.

Dessa forma, as lesões de jogadores importantes, como Danny Welbeck e Tom Cleverley, afetaram o desempenho da equipe. Porém, após o desligamento do técnico Quique Sánchez Flores, o time parecia enfim se reencontrar. Nesse sentido, a contratação do inglês Nigel Pearson motivou os jogadores. Com o novo comandante, os resultados melhoraram: foram três vitórias em quatro partidas.

Leia mais: Efeito Nigel Pearson: Watford dá sinais de melhora e começa a reagir

Apesar de ser o único time a derrotar o Liverpool nessa Premier League – 3 a 0, válido pela 28ª rodada – os dias de esperança para os Hornets foram passageiros. As atuações voltaram a ser contestadas e nos últimos cinco jogos antes da paralisação, a equipe já consta três derrotas. Dessa maneira, com 27 pontos o Watford está na 17ª colocação – uma a mais que o Bournemouth, cujo qual abre a zona de rebaixamento.

O que aconteceu no Watford durante a paralisação?

O capitão do Watford, Troy Deeney, se recusou a retornar aos treinos. Destaque do clube na atual temporada, o atleta não se sentiu seguro a treinar por conta do seu filho, de apenas cinco meses, que tem problemas respiratórios.

Em entrevista à CNN, o atacante mostrou-se preocupado após receber mensagens ofensivas por sua decisão: “Eu vi alguns comentários a respeito do meu filho, em que pessoas diziam: ‘espero que tenha coronavírus' ”. Porém, o jogador se dispôs a voltar aos treinos, depois de conversar com o vice-diretor médico do governo do Reino Unido, Jonathan Van-Tam.

Contudo, vale ressaltar que dos seis positivos para a covid-19 na Premier League, três são dos Hornets. O zagueiro Adrian Mariappa – diagnosticado assintomático – e mais dois membros da comissão técnica fazem parte desse total. Dessa maneira, o treinador Nigel Pearson declarou que não vai obrigar os jogadores a retornarem às atividades.

Leia mais: No Watford, Nigel Pearson persegue mais um milagre na Inglaterra

Além disso, vale ressaltar uma notícia boa para o clube: o goleiro Ben Foster renovou seu contrato por mais duas temporadas. O inglês, de 37 anos, já atuou em quase 150 partidas defendendo as redes dos Hornets.

O que esperar do Watford para o restante da temporada 2019/2020

watford 2019 2020
Richard Heathcote/Getty Images

A paralisação pode ser vista de forma positiva, uma vez que o futebol apresentado pelos jogadores estava em queda. Logo, o intuito da equipe é retomar a qualidade apresentada no início do segundo turno – atualmente com seis vitórias, é o segundo clube que menos venceu na competição, atrás apenas do lanterna Norwich.

Assim, o elenco do Watford entra em campo, no dia 20 de junho, a fim de conquistar os três pontos em casa, contra o Leicester. A partida, válida pela 30ª rodada, é encarada como um divisor de águas para estruturar o caminho da permanência na Premier League.

Entretanto, apesar de entrar em campo cinco vezes em casa, durante os últimos nove jogos da competição, a tabela não facilita. Para conseguir manter-se na elite, o Watford além de encarar Chelsea e Manchester City, tem um confronto direto com o West Ham, fora de casa. Mesmo assim, o clube já deixou claro que o foco é escapar do rebaixamento.

Leia mais: Quem são os maiores campeões ingleses? Confira a lista

Acompanhe a PL Brasil no Youtube

  • A seleção da Premier League 2019/2020 com um jogador por time