Volendam – História, estatísticas e conquistas

O clube foi fundado no dia 1 de junho de 1920, na cidade de Volendam, nos Países Baixos. Inicialmente o clube se chamava Football Club Victoria e passou a se chamar Volendam devido a imprensa local ter dado atenção apenas ao nome da cidade de origem. A equipe já ganhou várias edições da Eerste Divisie.

  • Estádio: Kras Stadion
  • Capacidade: 6.260
  • Mascote: Raposa
  • Principais rivais: Emmen e Utrecht

Trajetória da Volendam: fundação, conquistas e ascensão

Decerto, o Volendam é um clube holandês. Ao todo, o time já foi campeão diversas vezes da 2ª divisão do Campeonato Holandês, segunda principal liga da Holanda. Além disso, o time está na 1ª divisão da competição holandesa, onde briga para permanecer na elite.

Os anos de sucesso

Na temporada de 1958/59, o Volendam teve seu grande sucesso. Enfim, a equipe venceu seu primeiro campeonato como time profissional. Assim, a Raposa foi pela primeira vez campeão da Eerste Divisie.

Porém, pouco tempo depois, a equipe garantiu seu bicampeonato. Assim, o time tem ao todo seis títulos da segunda divisão holandesa.

O momento sombrio da Volendam

Enfim, depois de cair para 2ª divisão, o time ficou bastante tempo sem conseguir subir para a 1ª divisão e sempre brigava com outras equipes para terminar no meia da tabela.

O regresso

Depois de trazer alguns jogadores e ter muito apoio da sua torcida, em 2021, o Tigre conseguiu o feito de subir para a elite do Holandês depois de muito tempo na 2ª divisão. Assim, o Utrecht segue firme e forte na Eredivisie. Porém, mesmo na primeira divisão, o time vive um dilema de subir e descer.

Mercado de transferências do Volendam

Em suma, sendo um clube com uma história antiga e de muita superação, certamente a Raposa teve grandes jogadores no mercado da bola e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube.

Então, separamos cinco nomes, atuais e do passado, do mercado de transferências que o Volendam trouxe e que ajudaram a equipe a confirmar rumores de boas contratações.

Gerrit Zwarthoed – participou do primeiro título do time

A saber, o meio-campo Gerrid Zwarthoed foi um dos destaques da equipe na temporada 1958/59, onde o Volendam conquistou seu primeiro título como título profissional. Porém, hoje em dia, o holandês tem 86 anos e já está aposentado do mercado da bola há quase cinco décadas.

Jan “de Koe” Bond: da base para o título nacional

No elenco da temporada 1969/70, o Volendam teve o feito de conseguir sua segundo título como time profissional. Porém, um dos mais marcantes foi o meia, Jan “de Koe” Bond, que já está aposentado no mercado da bola, mas fez parte daquele elenco campeão. Além disso, o holandês foi jogador da base da equipe, onde encerrou sua carreira dois anos depois de conquistar seu único título.

Gert-Jan Duif: artilheiro do tri

Gert-Jan Duif é o atacante artilheiro do tricampeonato do Volendam na temporada 1986/87. Porém, depois de ser campeão, o holandês teve passagens pelo FC Twente, por custo zero no mercado da bola, e AZ Aljmaar. Por fim, o atleta se despediu dos gramados seis anos depois de conquistar o tri.

Jeroen Verhoeven: o melhor goleiro que já passou pelo clube

A saber, depois de ficar bastante tempo sem vencer um campeonato, o Volendam garantiu seu quarto título da 2ª divisão na temporada 2007/08 após rumores de que não conseguiria.

Porém, um dos que marcaram esse campeonato foi Jeroen Verhoeven, que teve passagens pelo Ajax no mercado de transferências, onde ficou mais ou menos cinco anos. Além disso, o goleiro conquistou dois títulos da 1ª divisão com o Ajax.

John Hilton: único “brasileiro” da equipe

Por fim, o jogador John Hilton está na equipe para a temporada 2022/23. A saber, o lateral americano, mas com nacionalidade brasileira, tem passagens pelo LA Galaxy Academy no mercado da bola. Porém, com pouca idade, rumores de que John tem tudo para ser uma das peças fundamentais da equipe.