As 5 vitórias mais emocionantes de Guardiola no Manchester City

6 minutos de leitura

Pep Guardiola e Manchester City vivem um casamento perfeito. A cada temporada, os Citizens alcançam números incríveis e levantam taças. Mas além dos recordes e dos troféus, o treinador catalão já viveu momentos eletrizantes no comando do time inglês. A PL Brasil separou as cinco vitórias mais emocionantes do técnico na Inglaterra.

Southampton 0x1 Manchester City – 13/5/2018

A última rodada da Premier League de 2017/18 reservou fortes emoções. Campeão antecipado, o Manchester City venceu o Southampton com um golaço de Gabriel Jesus já nos acréscimos do segundo tempo, no St Mary’s Stadium. O triunfo no fim da partida fechou com chave de ouro a campanha que alcançou de forma inédita a marca de 100 pontos.

O gol do recorde saiu apenas aos 94 minutos do segundo tempo, quando Kevin De Bruyne deu um belo lançamento para Gabriel Jesus, deixando o brasileiro na cara do gol. O camisa 9 dominou e tocou por cobertura na saída do goleiro. Essa também foi a primeira vez que Guardiola atingiu 100 pontos em uma única temporada como treinador.

Manchester City 3×2 Aston Villa – 22/5/22

Torcedores invadindo o gramado do Etihad Stadium para comemorar o título do Manchester City
Torcedores invadindo o gramado do Etihad Stadium para comemorar o título do Manchester City (Foto: Icon Sport)

A conquista do oitavo título inglês do Manchester City teve alguns episódios marcantes, talvez o principal deles tenha sido na última rodada, em que a equipe de Guardiola venceu o Aston Villa de virada por 3 a 2 no Etihad Stadium e assegurou a liderança e o troféu por um ponto à frente do Liverpool (93 a 92).

Matty Cash e Philippe Coutinho abriram 2 a 0 para os Villans em pleno Etihad Stadium. A virada veio com Ilkay Gündogan duas vezes e Rodri. Imediatamente após o apito final, milhares de torcedores correram para o campo e os jogadores precisaram ser escoltados pelos seguranças para o vestiário.

Embora a conquista tenha vindo apenas por um ponto a mais que o Liverpool, em nenhum momento o time comandado pelo técnico Jürgen Klopp ultrapassou o Manchester City. Chegou perto na última rodada, mas os Citizens conseguiram uma virada espetacular naquela que, para muitos torcedores, é a vitória mais emocionante da era Guardiola.

Manchester City 2×1 Liverpool – 3/1/2019

Aguero comemorando gol pelo Manchester City
Aguero comemorando gol pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Em um confronto chave contra o Liverpool, o Manchester City venceu no Etihad Stadium e acabou com a invencibilidade dos Reds na Premier League, se recolocando no campeonato. Sergio Agüero, Roberto Firmino e Leroy Sané, nesta ordem, marcaram os gols de uma partida emocionante. A distância do time de Merseyside para os atuais campeões poderia aumentar para 10 pontos e passou a ser quatro.

A vitória no confronto direto foi essencial para o Manchester City de Guardiola alcançar o topo da tabela e vencer aquela edição da Premier League por um ponto de diferença em relação ao Liverpool (98 a 97).

Fato curioso na partida é que o Liverpool não abriu o placar aos 17 minutos de jogo, numa grande jogada de Roberto Firmino, Mohamed Salah e Sadio Mané, por azar. O senegalês chutou na trave, a bola voltou e John Stones acertou um chutaço em Ederson. O lance caminhava para um gol contra, mas com um carrinho, o defensor conseguiu tirar a bola.

Manchester City 1×0 Leicester – 06/5/19

Kompany Manchester City Leicester
Kompany pelo Manchester City (Foto: Icon Sport)

Ainda sobre a conquista da Premier League de 2018/19, uma vitória magra por 1 a 0 sobre o Leicester foi fundamental para o Manchester City. O então capitão da equipe de Guardiola, Vicent Kompany, marcou um golaço com uma paulada do meio da rua em um jogo sofrido no Etihad Stadium e colocou os Citizens na liderança na última rodada do Campeonato Inglês.

Manchester City 1×0 Inter de Milão 10/6/23

O volante Rodri marcou o gol do título do Manchester City (Foto: Iconsport)
Rodri marcou o gol do título do Manchester City (Foto: Icon Sport)

Guardiola e Manchester City fizeram história ao vencer a Inter de Milão por 1 a 0 na final da Champions League, no estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, com o gol do título inédito marcado por Rodri aos 22 minutos do segundo tempo.

A conquista da Liga dos Campeões fechou a Tríplice Coroa dos Citizens, que na mesma temporada, também venceu a Premier League e a Copa da Inglaterra.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.