Vitinho, ex-jogador do Cruzeiro, tem casa nova na Inglaterra

De antemão, o lateral-direito Vitinho, formado nas categorias de base do Cruzeiro, assinou um contrato novo com uma equipe da Inglaterra. Sendo assim, o brasileiro é o mais novo contratado do Burnley, que disputará a 2ª divisão do Campeonato Inglês em 2022/23. O clube pagou um milhão de euros pelo atleta por um vínculo de quatro anos.

Com isso, Vitinho deixa o futebol belga, onde atuava pelo Cercle Brugge, da 1ª divisão do país. Certamente, o fato de ele ter passagem na Bélgica e assinar com os Clarets logo depois não é nenhuma coincidência. Afinal, o novo treinador do time inglês, Vincent Kompany, não só é belga, como também treinou o Anderlecht por quase três anos.

Assim, tanto a chegada de Vitinho, contratação número 9 desta janela, como de muitos outros atletas foi por esse motivo. A saber, Taylor Harwood-Bellis, Samuel Bastien e Josh Cullen, todos reforços, tiveram passagens pelo futebol belga. Além disso, como ídolo do Manchester City, Kompany também recrutou atletas da base dos Citizens, como CJ Egan-Riley e Arijanet Muric.

Outros nomes que chegaram, para se juntar aos já citados, foram os Scott Twine e Luke McNally, ambos da 3ª divisão, e Ian Maatsen, da base do Chelsea. Mas, mesmo com a distinção da origem dos contratados, o Burnley tem uma linha de raciocínio: jovens atletas.

Aliás, o mais velho entre os nove contratados até o momento tem 26 anos, e cinco têm menos de 23. Essa nova abordagem faz parte da reconstrução que o Burnley busca após o rebaixamento na última Premier League. Tanto Kompany quanto Alan Pace, presidente do clube, buscam um elenco mais jovem e sustentável, para conseguirem revender mais caro futuramente.

Carreira de Vitinho

Certamente, com apenas 23 anos, Vitinho não possui muitos momentos marcantes em sua carreira. Antes mesmo do Cruzeiro entrar em crise, ainda em 2018, o time belga pagou um pouco mais de dois milhões de euros pela contratação. Na época, o lateral-direito tinha apenas seis meses de profissional. Dessa forma, na 1ª divisão da Bélgica, o jogador teve 67 jogos, dois gols e três assistências.