Vitinho ‘sofre’ com Gakpo e goleiro ‘rouba a cena’, mas Liverpool supera arbitragem e vence Burnley

5 minutos de leitura

O Liverpool venceu o Burnley por 2 a 0 no final da tarde desta terça-feira (26), no Turf Moor, em jogo válido pela 19ª rodada da Premier League. Os gols da vitória foram marcados por Darwin Nuñez logo aos seis minutos de jogo e Diogo Jota aos 45′ do segundo tempo.

A vitória dos Reds poderia ser muito mais larga se não fosse por James Trafford. O goleiro de apenas 21 anos foi o jogador com mais ações com a bola do Burnley no primeiro tempo, com 33 toques. Ele fez sete defesas (cinco de dentro da área) na primeira etapa, número recorde nesta edição da Premier League.

Mas não foi apenas o goleiro que evitou um placar mais extenso. Ainda no primeiro tempo, Cody Gakpo aproveitou um bate e rebate dentro da área e ampliou, mas o árbitro viu falta no lance, decisão que foi muito questionada pelos torcedores. Na segunda etapa, Harvey Elliott marcou, mas Mohamed Salah, que estava impedido, atrapalhou a visão de Trafford e a arbitragem anulou mais um tento dos Reds.

Histórico de Paul Tierney e Liverpool

O árbitro da partida, Paul Tierney, não tem um bom histórico em jogos do Liverpool. Ele foi o dono do apito na a polêmica vitória dos Reds por 4 a 3 sobre o Tottenham, em abril. Na ocasião, Diogo Jota, autor do gol da vitória, poderia ter sido expulso minutos antes, numa disputa de bola em que acertou a cabeça de Oliver Skipp, mas ganhou apenas o amarelo. A arbitragem, contudo, também aliviou para Skipp num lance anterior, que poderia ter rendido o vermelho ao meio-campista por uma entrada dura em Luis Díaz.

O técnico do Liverpool, Jürgen Klopp comemorou o gol da vitória correndo para o quarto árbitro, John Brook. Já na saída do estádio, o alemão acusou o árbitro principal Paul Tierney de ser “tendencioso” contra o Liverpool.

— Temos nossa história com Mr. Tierney. Eu realmente não sei o que esse homem tem com a gente, realmente não sei. Sempre dirá que não há nada, mas não é verdade. Não pode ser. Eu não entendo isso. Não sei se sou eu, pela maneira como ele olha para mim — afirmou o técnico na ocasião.

A declaração de Klopp acabou rendendo uma suspensão de duas partidas, além de uma multa de 75 mil libras ao treinador alemão. Publicamente, o técnico já havia pedido desculpas dias após o ocorrido:

— Lamento minha reação naquele momento imediato em que corri ao quarto árbitro e aceitei que a advertência era justificada. Da mesma forma, sinto muito pelo tom e pelo conteúdo da minha entrevista depois do jogo. Embora não fosse minha intenção, aceito agora que parece que eu estava questionando a integridade de Mr. Tierney. Assumo isso. Para ser absolutamente claro, sei que ele e outros árbitros fazem seu trabalho sem serem tendenciosos ou com intenções pré-concebidas — disse ele.

No total, Tierney arbitrou 26 jogos do Liverpool – o segundo maior número de qualquer clube, atrás apenas do Manchester City (28) – com os Reds vencendo 13, empatando oito e perdendo apenas quatro deles.

Como foram os brasileiros em Burnley x Liverpool

Vitinho – 3,0

O brasileiro sofreu para marcar Gakpo, que balançou pelo lado esquerdo. Vitinho sofreu dois dribles no primeiro tempo e, em um deles, o atacante holandês conseguiu fazer a jogada do gol de Darwin Nuñez. O defensor ex-Cruzeiro foi uma vítima fácil do ataque do Liverpool.

Alisson – 6,5

O goleiro não foi muito exigido, mas foi bem quando foi acionado. Reivindicou uma bola crucial no primeiro tempo e acertou uma bola longa. No segundo tempo, teve problemas com a saída de bola.

Tabela da Premier League

Com a vitória, o Liverpool assumiu provisoriamente a liderança da Premier League, com 42 pontos, já que tem um jogo a mais que o vice Arsenal, que tem 40. Já o Burnley se afundou ainda mais na zona de rebaixamento, na 19ª posição, com 11 pontos.

Na próxima rodada, o Liverpool recebe o Newcastle em Anfield na segunda-feira (1), às 17h (horário de Brasília). Já o Burnley visita o Aston Villa no sábado (30), 12h (horário de Brasília), no Villa Park.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.