Virgil Van Dijk – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
598
Virgil Van Dijk
Foto: Reprodução/Imago Imagens

Virgil Van Dijk, ou apenas Virgil, é um jogador de futebol holandês. A saber, nasceu no dia 8 de julho de 1991, em Breda, município no sul da Holanda. Em suma, Van Dijk começou sua trajetória no mercado da bola no time de Willem II. Atualmente defende o Liverpool.

Virgil Van Dijk – Início de carreira

Antes de mais nada, enquanto Virgil estava crescendo, costumava jogar futebol em gaiolas que são características do futebol de rua europeu. Além disso, a trajetória do jogador no mercado da bola começou nas categorias inferiores do Willem II. Enquanto estava na equipe, Van Dijk trabalhava meio período lavando louças em um restaurante em Breda.

Durante o tempo que ficou na equipe, os treinadores o apresentaram à posição de zagueiro, devido sua altura, que aos 17 anos cresceu 18 centímetros em um ano. Porém, o jovem holandês acabou dispensado do clube por ter muitas limitações, entrando no mercado da bola. Entretanto, o holandês Ronald Koeman, que treinava o Groenigen na época, viu que o jovem defensor estava no mercado de transferência e o contratou.

Ao passo que foi convidado ao time, Virgil teve que lutar pelo seu espaço na equipe. Como resultado, fez sua estreia pelo clube no dia 1° de maio de 2011, contra o ADO Den Haag. Posteriormente, marcaria seu primeiro gol pelo clube na fase de play-offs da Europa League.

Trajetória, conquistas e highlights de Virgil Van Dijk

Então, durante sua da temporada 2011/12 da Eredivise, Van Dijk teve 23 aparições, e marcando seu primeiro gol na temporada regular na vitória de 6 x 0 sobre o Feyenoord. Apesar de boa fase, Virgil foi internado, sendo diagnosticado com peritonite, inflamação na cavidade que envolve os órgãos localizados no abdômen, e com falha dos rins.

Ainda assim, afirmou que o hospital perguntou a ele se queria fazer um testamento, caso falecesse. Entretanto, voltou ao time na temporada seguinte e continuou impressionando à todos. Em junho de 2013,de volta ao mercado da bola, assinou com o Celtic, da Escócia, jogando 115 partidas, marcando 15 gols e passando sete assistências.

Eventualmente, no mercado de transferência, juntou-se ao Southampton, pelo valor de € 5 milhões. Atuando pelo Saints, participou de 80 partidas, marcando sete gols. Logo depois, novamente no mercado da bola, durante a temporada 2018/19 foi vendido ao Liverpool por €30 milhões. Rumores indicavam que Pep Guardiola também estaria interessado no defensor.

Liverpool

Em primeiro lugar, o Liverpool vinha com uma queda no seu setor defensivo e encontrou no mercado da bola, Virgil Van Dijk que foi a solução para o problema. Logo em seu jogo estreia, contra o Everton, no Merseyside Derby, em uma jogada de bola parada, cabeceou a bola para o gol e deu a vitória ao Reds, em partida pela FA Cup.

Além disso, com a chegada do defensor através do mercado de transferência, o Liverpool conseguiu feitos incríveis contra grandes adversários, alcançando a final da UEFA Champions League. Mas acabou derrotado pelo Real Madrid. Porém, na temporada seguinte, conseguiu o título da competição continental. Virgil Van Dijk até o momento soma 130 partidas, 13 gols e seis assistências.

Tendo jogos memoráveis em seu cartel uma partida contra o Manchester United, seu principal rival na Premier League, Virgil marcou dois gols de cabeça em jogadas de escanteio, sendo possivelmente considerada sua melhor atuação pelo clube.

Nesse sentido, os Reds encontraram uma verdadeira segurança em Van Dijk, considerado por muitos o melhor defensor do mundo. O mesmo já chegou no top 3 da Bola de Ouro na temporada 2019/20, mas foi desbancado por Lionel Messi, cujo o mesmo se viu recentemente no mercado de transferência, onde rumores indicavam o PSG como destino e por fim, foi à Paris oficialmente.

Posteriormente, o zagueiro sofreu uma grave lesão contra o Everton, ficando de fora da temporada 2020/21. Virgil já foi especulado em times como Real Madrid e Manchester City, mas, por fim, eram apenas rumores e continuou sua trajetória no mercado de transferência juntando-se aos Reds.

Virgil Van Dijk na Seleção Holandesa

Então em 2015, VVD fez sua estreia pela seleção da Holanda. Pós-Copa do Mundo, em que caíram na semifinal para Argentina, os holandeses se encontraram em uma reestruturação. Até então, Virgil jogou 38 partidas e marcou quatro gols. Sua grande atuação parece ter sido contra a Alemanha, marcando ao fim do jogo e empatando o confronto.

Durante a temporada 2018/19 foi criada a Nations League, campeonato entre as várias seleções europeias. A Holanda com um bom elenco, e Van Dijk em grande fase, conseguiram alcançar a final contra Portugal, mas terminaram derrotados. Após sua lesão, o jogador decidiu não disputar a Eurocopa, com receio de agravar a lesão e prejudicar sua equipe.