Por que Van Dijk não usa o sobrenome na camisa?

4 minutos de leitura

Virgil Van Dijk é um dos representantes do Liverpool na Eurocopa 2024 e se estabeleceu como um dos melhores da posição. Porém, outra questão tem chamado a atenção. Ele não utiliza o sobrenome no uniforme, tanto com os Reds como quando está atuando pela Holanda.

Um dos líderes da seleção holandesa e do Liverpool, Van Dijk está na Alemanha para a disputa da Euro. e tenta ajuda a equipe, que enfrentou altos e baixos no torneio, mas conseguiu a vaga nas oitavas de final.

O motivo para Van Dijk ‘abandonar’ o sobrenome na camisa

O capitão da seleção holandesa nunca falou publicamente os motivos para não utilizar o sobrenome na camisa do clube ou do país. Porém, o seu tio materno, Steven Fo Sieeuw, falou que o jogador tomou a decisão por questões familiares.

Conversando com o “The Sun” em 2018, Fo Sieeuw explicou que Virgil e os irmãos optaram por não utilizar o sobrenome após a separação dos pais.

— Seu pai se separou de sua mãe e de seus três filhos, incluindo Virgil, que achou difícil perdoá-lo por isso. A verdade é que o pai dele não era presente em tantos anos importantes e é a mãe dele a verdadeira heroína desta história. Você não tira o nome do seu pai da camisa sem motivo e Virgil deixou bem claro como se sente.

Van Dijk Liverpool
Van Dijk pelo Liverpool (Foto: Icon Sport)

Na entrevista, Fo Sieewu comentou sobre a relação entre o jogador e Ron Van Dijk. O zagueiro optou por manter conversas breves com o pai.

— Ron é um cara legal, mas você precisa ser mais do que isso para ser um bom pai. Você tem que estar lá para seus filhos. Ron se casou novamente e sua nova esposa era muito controladora, então ele não via muito os filhos. Eu sinto por Virgil.

Existem outros jogadores que optaram por utilizar apenas o primeiro nome. Na Holanda, Memphis não usa o sobrenome Depay depois que seu pai o abandonou. Assim como Dele Alli, ex-jogador do Tottenham e Everton, que chegou a comentar em 2016 que não sente nenhuma ligação com “Alli”.

Gabriel Lemes
Gabriel Lemes

Me formei em Jornalismo pela Univap em 2019 e sou redator da PL Brasil. Já escrevi para o Quinto Quarto, Minha Torcida, Futebol na Veia e Portal Famosos.