O Manchester United é um dos times mais populares em todo o mundo. Esse universo atrai milhões de pessoas ao redor do globo e se torna um prato cheio para pessoas interessadas em tirar vantagens do clube mesmo que indiretamente. Há todo um mecanismo de páginas e sites que produzem notícias irreais sobre os Red Devils e ganham dinheiro dessa maneira.
O “The Athletic” mergulhou no submundo desses veículos espalhados pela internet e que, sem nenhum pudor, publicam inverdades sobre o dia a dia do clube. Mbappe, Haaland e Vinicius Jr no Manchester United? No que depender dessas tais páginas, o torcedor do maior campeão inglês teria todos esses craques à disposição.
Nigeriano modifica a realidade do Manchester United e atinge milhares de pessoas
Valentine Denoni foi contatado pelo “The Athletic”. Ele é nigeriano, tem 24 anos e é estudante de Ciências da Computação. É também dono da página “FIFA 2022 WORLD CUP QATAR updates (United Pride)”, que começou falando sobre o Mundial, mas hoje posta exclusivamente situações relacionadas ao clube inglês.
A página tem 59 mil seguidores no Facebook. Existem várias histórias absurdas postadas no perfil. Uma delas, por exemplo, diz que o novo dono Jim Ratcliffe estaria preparando a “maior oferta da história” para levar Kylian Mbappé, ao Manchester United. Apesar de falsa, a notícia, claro, atrai muitas pessoas.
Denoni revelou que ganha cerca de 2 mil euros (R$ 10,6 mil) por mês com a página, um valor muito acima da média nigeriana. O jovem disse que precisa do dinheiro para ajudar sua família e não se arrepende do que faz.
–Recebo meus artigos de muitas fontes, mas crio um clickbait relacionado aos artigos (…) Preciso ganhar mais para minha família. Não tenho opção. É só para economizar alguns fundos. Pelo menos não sou um golpista.
‘Última hora’: a sede pela próxima notícia e Vinicius Jr no United
Os donos dessas páginas destacaram como existe uma urgência para dar as notícias (falsas) o mais rápido possível. Há a necessidade incessante de sempre postar algo novo. Nesse fluxo, deixa-se de lado a devida checagem dos fatos e o zelo necessário com o que é falado.
A página “Manchester United Forever” publicou uma fala de Robin Van Persie que simplesmente não existiu. Em poucos minutos, o estrago já estava feito. Checar a informação não é o costume. Depois que já está no ar, não há muito o que fazer, segundo depoimento do dono do perfil ao “The Athletic”.
–Pegamos de uma fonte online e postamos. Não verificamos se era verdade ou não, mas agora vemos que é um pouco diferente do que ele disse com sinceridade. Mas achamos que agora é tarde demais para alterá-lo ou excluí-lo, temos que deixar isso de lado.
Foi nesses moldes que a página “Manchester United True fan club” postou recentemente sem nenhum pudor que Vinicius Jr havia sido contratado pelos Red Devils, o que nunca passou perto de acontecer: “Última Notícia Confirmada”.
O fluxo de notícias falas afeta diretamente no ambiente do Manchester United, principalmente quando a desinformação é referente a algum jogador. Incomodado com a situação, o clube planeja lançar o “código comunitário de mídia social”, a fim de liderar uma mudança em prol de um convívio mais responsável nas redes sociais.
Há certa descrença se o panorama será realmente modificado, uma vez que o número de usuários só cresce e as grandes big techs não aparentam estar muito preocupadas com a situação.