‘Vergonhoso’: vexame da Alemanha na Copa do Mundo feminina lembra o da seleção masculina no Catar, dizem jornais

7 minutos de leitura

A Alemanha empatou com a Coreia do Sul por 1 a 1, nesta quinta-feira (3), na Copa do Mundo Feminina 2023. Consideradas uma das favoritas ao título, as alemãs não fizeram um grande jogo e não conseguiram vencer as coreanas. O gol das asiáticas foi marcado por Cho So-hyun e o das europeias por Alexandra Popp, no Suncorp Stadium, em Brisbane, na Austrália.

O empate, combinado com o resultado das outras seleções do grupo H, sacramentou a eliminação precoce das bicampeãs mundiais pela primeira vez na história das Copas. O fato foi bastante repercutido nos jornais da Alemanha.

Coreia do Sul (F)
03/08/23 - 07:00

Finalizado

1

-

1

Alemanha (F)

Coreia do Sul (F) - Alemanha (F)

Women's Copa do Mundo - Suncorp Stadium

3rd Turno

‘Vergonhoso’ e ‘desastre histórico’: jornais da Alemanha repercutem eliminação

A Alemanha é uma das seleções mais tradicionais no futebol feminino e sempre é considerada uma das postulantes ao título nas competições que disputa. Chegando na Oceania após conquistar o vice-campeonato da Eurocopa de 2022 e com um elenco recheado de estrelas, a DFB Frauen terminou sua campanha no torneio da forma mais decepcionante possível.

Depois de estrear com uma sonora goleada sobre o Marrocos, as alemãs perderam para a Colômbia e ficaram no empate contra a Coreia, que já estava eliminada.

O “Bild”, jornal de maior circulação na Alemanha, definiu a eliminação como “terror na rodada preliminar” e um “desastre histórico”. O veículo fez uma comparação com a campanha da seleção masculina, que viveu a mesma história nas duas últimas Copas do Mundo.

Os homens foram eliminados na fase preliminar do Mundial de 2018, na Rússia, e de 2022, no Catar. Agora também o mesmo horror para nossas mulheres da DFB!

O jornal “Die Welt” também lembrou da situação da seleção masculina em sua análise da partida.

— As futebolistas alemãs viveram o maior constrangimento de sua história na Austrália e foram eliminadas nas eliminatórias de uma Copa do Mundo seis meses depois dos homens da DFB no Catar.

Gol de honra na Copa do Mundo

Até essa partida, a Coreia do Sul ainda não havia marcado nenhum gol nesta Copa. No entanto, as coreanas ignoraram o fato de já estarem eliminadas e não se assustaram com o favoritismo da Alemanha. Logo aos seis minutos, Lee Young-Ju deu um bom passe nas costas da defesa para Cho So-hyun marcar o primeiro da seleção no torneio.

O que poderia ser apenas um gol de honra se tornou um dos responsáveis por mandar a Alemanha para casa ainda na fase de grupos.

Alemanha alcança marca inédita na história das Copas

A DFB Frauen não conseguiu encaixar seu jogo e teve dificuldades para chegar na área da goleira Kim Jung-Mi. A artilheira Alex Popp, apareceu aos 42 minutos para marcar o gol de empate. Huth cruzou a bola na área a atacante do Wolfsburg mais uma vez marcou de cabeça.

Porém, a história do jogo seguiu praticamente a mesma no segundo tempo. Mesmo com quase 16 minutos de acréscimo, a Alemanha não conseguiu encontrar o caminho da vitória. Com a vitória do Marrocos sobre a Colômbia, as europeias não avançam para a fase de mata-mata de forma inédita.

Marrocos e Colômbia fazem campanha histórica

A vitória de Marrocos sobre a Colômbia por 1 a 0 foi conquistada a partir de pênalti, marcado após Arias derrubar Jraidi dentro da área. Ghizlane Chebbak cobrou, mas a goleira Perez espalmou. Anissa Lahmari ficou com o rebote e mandou para o fundo das redes, aos 49 minutos do primeiro tempo.

Além de terem desbancado a vice-campeã europeia, tanto Marrocos como Colômbia garantiram uma classificação histórica nesta Copa do Mundo. As colombianas são a segunda seleção sul-americana a avançar para a fase de mata-mata em mais de uma edição do torneio. Até então, o Brasil havia sido o único representantes do continente a realizar este feito.

Já as estreantes marroquinas tornam esta a primeira Copa do Mundo feminina com três seleções africanas ultrapassando a fase de grupos. Além delas, teremos Nigéria e África do Sul disputando o mata-mata.

Tabela do Grupo H:

  1. Colômbia – 6 pontos – 3 partidas – Saldo de gol (2)
  2.  Marrocos – 6 pontos – 3 partidas – Saldo de gol (-4)
  3. Alemanha – 4 pontos – 3 partidas – Saldo de gol (5)
  4. Coreia do Sul – 1 ponto – 3 partidas – Saldo de gol (-3)

Próximos jogos do grupo H na Copa do Mundo

Com a fase de grupos oficialmente encerrada, se iniciam as partidas de mata-mata na Copa do Mundo. A Colômbia enfrenta a Jamaica, na terça (8), às 5h, enquanto o Marrocos encara a França, a partir das 8h, no mesmo dia. Confira aqui as outras partidas das oitavas de final.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.