‘Tenho vergonha em fazer parte disso’: Arteta detona arbitragem e Premier League após derrota do Arsenal

6 minutos de leitura

O treinador Mikel Arteta, do Arsenal, não poupou críticas à arbitragem após a derrota do seu time por 1 a 0 para o Newcastle, neste sábado (4), pela 11ª rodada da Premier League.

O espanhol se revoltou contra a validação do único gol do jogo, de Anthony Gordon, que aconteceu num lance polêmico, onde nem VAR e nem árbitro de campo viram irregularidades na disputa entre Joelinton e Gabriel Magalhães.

É vergonhoso o que aconteceu. Como esse gol valeu, na Premier League, essa liga que dizemos que é a melhor do mundo. Eu estou há 20 anos nesse país e me sinto envergonhado. É uma desgraça e tem muita coisa em disputa. O desfecho não está nem um pouco perto do nível que essa liga precisa. Não é bom o suficiente. Eu me sinto envergonhado em fazer parte disso — desabafou Arteta à “BBC”.

O lance polêmico que definiu a derrota do Arsenal

O lance que causou a revolta começou com Murphy resgatando uma bola de um chute torto de Willock, na linha de fundo, e cruzando para a área.

O cruzamento encobriu o goleiro David Raya e foi disputada por Joelinton e Gabriel Magalhães. O meia ganhou o duelo pelo alto e a bola sobrou para Anthony Gordon, que empurrou para o gol e decidiu o jogo. Para a arbitragem em campo, tudo legal. Só que o lance foi checado pelo VAR por mais de um motivo.

Primeiro, para ver se a bola saiu antes de Murphy dominá-la; depois, para checar se houve falta de Joelinton na disputa com Magalhães; e, por fim, para verificar se Gordon estava impedido. Depois de alguns minutos de consulta, a arbitragem de vídeo validou o gol do Newcastle, ainda que sob protesto de jogadores e torcedores dos Gunners.

Se teve um time que estava buscando a vitória hoje, era o Arsenal. Nós estamos tentando fazer alcançar patamares incríveis e estar no nosso melhor nível a cada semana. Quando não estamos bem o suficiente, assumo a responsabilidade — finalizou o treinador.

Neste domingo, o Arsenal emitiu nota apoiando as críticas do seu treinador ao nível de arbitragem da Premier League.

O Arsenal Football Club apoia sinceramente os comentários pós-jogo de Mikel Arteta, após ainda mais erros inaceitáveis ​​​​de arbitragem e VAR na noite de sábado.

Gostaríamos também de reconhecer o enorme esforço e desempenho dos nossos jogadores e torcedores viajantes no St James’ Park.

A Premier League é a melhor liga do mundo, com os melhores jogadores, treinadores e torcedores, e todos merecem o melhor. A PGMOL precisa urgentemente de abordar o padrão de arbitragem e concentrar-se na ação que nos mova a todos desde a análise retrospectiva, tentativas de explicações e desculpas.

Apoiamos os esforços contínuos do diretor de arbitragem, Howard Webb, e gostaríamos de trabalhar juntos para alcançar os padrões de arbitragem de classe mundial que nossa liga exige.

Essa foi a primeira derrota dos Gunners nesta temporada da Premier League. O clube está em terceiro lugar, com três pontos a menos que o City e dois a menos que o Tottenham, que também tem uma partida a menos. 

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]