Venezia: Retrospectiva 2021

Venezia: Retrospectiva 2021
Venezia: Retrospectiva 2021 (Foto: Reprodução/Venezia FC)

Em suma, o ano do Venezia foi inesquecível para seus torcedores. Já que foi em 2021 que a equipe conquistou o acesso para o campeonato principal, após ficar 19 anos longe da Série A. Além disso, até aqui, está conseguindo se manter fora da zona de rebaixamento, o que é bem positivo.

Principais contratações do Venezia

Em suma, neste ano, o Venezia contou com mais de 20 contratações que ajudaram o time a garantir o acesso para Série A do Campeonato Italiano e a se garantir, até aqui, na 16ª colocação da competição. Ou seja, fora da zona de rebaixamento. 

Gianluca Busio

Em síntese, o americano Gianluca Busio veio no início da temporada 2021/22, do Kansa City, por 6 milhões de euros. Com isso, atualmente, o meia é um dos principais jogadores do time quando aspectos como chances criadas e assistências são levadas em consideração.  

Thomas Henry

Assim como o Busio, o francês Thomas Henry também foi contratado no início da temporada pela equipe. O atacante, que custou por 5,5 milhões de euros, é um dos jogadores com mais participações em gols, com três assistências e três gols marcados. Mesmo estando apenas nove vezes na equipe titular.

David Okereke

Juntamente com Henry, David Okereke é um dos artilheiros da equipe, com quatro gols. Por outro lado, o jogador nigeriano veio do Club Brugge por empréstimo. Atualmente machucado, ele esteve entre os titulares 11 vezes no campeonato e se tornou um dos principais jogadores do setor ofensivo da equipe.

Mattia Caldara

Por outro lado, Mattia Caldara é um dos principais componentes do setor defensivo. O jogador italiano, que chegou do Milan por empréstimo com opção de compra, é o zagueiro da equipe que mais tem interceptações por jogo e o segundo atleta com mais cortes.

Sérgio Romero

Por fim, a última contratação do Venezia no ano chegou, sem custos, para ser titular e já se tornou um dos principais jogadores da equipe. Sérgio Romero conta com uma média de 4.6 defesas por jogo. O atleta já foi importante para o time em diversas oportunidades.

Venezia nas competições

Antes de tudo, o desempenho do Venezia nas competições tem surpreendido muita gente, mas poderia ser melhor. Afinal, a equipe tem oscilado bastante nas partidas que disputa. Além disso, em algumas ocasiões, o time chegou a deixar a vitória escapar por desatenção.

Entretanto, é possível notar que a equipe vem, aos poucos, se entrosando e solidificando sua defesa. Assim, busca alcançar resultados melhores do que vem apresentando nas últimas partidas.

Desempenho na Série A

Como já dito anteriormente, no Campeonato Italiano  a equipe figura na 16ª colocação, com quatro vitórias, cinco empates e 10 derrotas. Assim, um jogo importante da equipe até aqui foi a vitória sobre a Romapor 3 x 2, com gols de Mattia Caldara, Okereke e Mattia Aramu.

Por outro lado, outra partida que marcou o ano da equipe, e não positivamente, foi o jogo contra o Hellas Verona. No qual, o time conseguiu abrir uma vantagem de 3 x 0 e, por desatenção e erros individuais, perdeu, por 4 x 3.

Desempenho Coppa Italia

Em resumo, na Coppa Italia o Venezia está apresentando um desempenho melhor do que na última temporada. Já que se manteve vivo na competição ao vencer o Ternana, por 3 x 1, e, assim, se classificou para as oitavas do campeonato, na qual enfrenta a Atalanta.

O que esperar do restante da temporada do Venezia

Por fim, é possível afirmar que o ano do Venezia foi muito positivo. Porém, com as peças que tem, o time já mostrou que pode render mais do que está mostrando atualmente. Assim, apesar de provavelmente lutar na parte de baixo da tabela, o time tem grandes chances de se manter na Série A para a próxima temporada.