O Arsenal ficou com o vice-campeonato da Premier League pelo segundo ano seguido e promete fazer uma boa janela de transferências para seguir perseguindo o Manchester City.
O mercado de transferências já abriu. Além dos possíveis reforços, o técnico Mikel Arteta pode pensar em vender ou dispensar alguns jogadores, seja por oportunidade de arrecadar um bom dinheiro no mercado ou por mau desempenho.
A PL Brasil separou 10 nomes para o Arsenal
- Vender
- Emprestar
- Dispensar
Vende
Gabriel Jesus
Apesar do brasileiro ter sido fundamental na retomada do protagonismo do Arsenal na Premier League e na Champions League, o atacante foi muito prejudicado por lesões e segue não sendo a solução para o time, que precisa e busca um camisa 9 no mercado. Para fazer a função de Gabriel Jesus, Arteta já tem Leandro Trossard, que fez uma temporada melhor que o jogador revelado no Palmeiras.
Com 27 anos, Gabriel Jesus tem mercado na Europa e seria uma boa oportunidade para o time do Norte de Londres fazer caixa para buscar um camisa 9 nato no mercado, além de desafogar sua folha salarial.
Edward Nketiah
Revelado pelo time londrino, o atacante nunca conseguiu se provar no time principal. Já passou por um período de empréstimo no Leeds United e teve suas oportunidades com Arteta, mas não convenceu. Como se trata de um atleta vindo da base dos Gunners, o clube londrino poderia tentar uma venda do jogador de 25 anos e ter lucro de 100% na transação.
Reiss Nelson
Nelson se enquadra na mesma situação de Nketiah. Revelado pela base goonner, ele passou por dois empréstimos — Hoffenheim e Feyenoord — e já ganhou oportunidades no time principal. Chegou a ser decisivo na vitória heroica do Arsenal sobre o Bournemouth em 2022/23, mas pouco produziu desde então.
Thomas Partey
Contratado por 50 milhões de euros (cerca de R$ 330 milhões na cotação da época) em 2020, Partey sofreu muito com lesões e nunca atingiu o nível esperado no Arsenal. Enquanto isso, Jorginho despontou na última temporada e assumiu a titularidade.
Tendo Declan Rice como outra opção, seria interessante para o time do Norte de Londres vender o atleta para diminuir o prejuízo com o jogador. Ao mesmo tempo, uma mudança pode ser bom para o próprio ganês encontrar seu bom futebol. Ele desperta interesse de gigantes como a Juventus.
Emile Smith-Rowe
Queridinho dos torcedores, Smith-Rowe não conseguiu vingar no Arsenal. Teve um bom início, mas acabou virando reserva à medida que o Arsenal fortalecia seu elenco para tentar quebrar o jejum de duas décadas sem um título de expressão.
O Newcastle foi apontado como um dos interessados no meia, que pode se beneficiar respirando novos ares. Para os Gunners, também seria uma transferência de 100% de lucro, já que o atleta foi formado na base do clube.
Fábio Vieira
O jogador de 24 anos fez apenas 11 jogos na Premier League na última temporada, sendo dois como titular. É mais um que foi importante em determinado momento, mas hoje se vê sem espaço.
Oleksandr Zinchenko
O lateral de 27 anos chegou junto de Gabriel Jesus, ambos vindos do Manchester City, para contribuir na guinada do Arsenal na Premier League. Sua temporada de estreia foi boa, mas a segunda nem tanto.
Prejudicado por lesões, ele viu Jakub Kiwior e até Takehiro Tomiyasu se sobressaírem na posição. Quando jogou, o ucraniano não foi bem.
Aaron Ramsdale
Para muitos, injustiçado, Ramsdale acabou perdendo a titularidade de forma inesperada com a chegada de David Raya. O goleiro de 26 ano já mostrou que joga um futebol de alto nível, em 2022/23, e quer seguir sendo convocado para a seleção inglesa. Ele precisa de minutos e o Arsenal não pode se dar o luxo de ter quatro goleiros no elenco, sendo dois de ponta. O Newcastle é o principal interessado no jogador.
Empresta
Charles Sagoe Jr.
Ponta-esquerdo de apenas 19 anos, Charles terá dificuldades para adquirir experiência na Premier League, levando em consideração a concorrência de Gabriel Martinelli e Leandro Trossard. Para evoluir o jogador, seria uma boa o Arsenal emprestá-lo.
Dispensa
Albert Sambi Lokonga
O jogador de 24 anos passou a última temporada emprestado ao Luton Town, que foi rebaixado à Championship (segunda divisão inglesa). Os Gunners não pagaram tão caro no jogador em 2021 (R$ 107 milhões) e parece muito difícil vê-lo firmado no time de Arteta, após dois empréstimos (segundo foi no Crystal Palace).