Uniforme do Arsenal 2022: veja o manto centenário

Uniforme do Arsenal é um dos mais clássicos da Premier League. As versões mais antigas das camisetas do time acabam sendo um verdadeiro marco histórico, e valem milhares de dólares cada uma. Atualmente, a camiseta oficial do Arsenal é fabricada pela Adidas, que também é uma das principais patrocinadoras do time da Inglaterra. O preço da camisa varia entre 250 a 280 reais.

Uniforme do Arsenal

Arsenal-uniforme

Uniforme do Arsenal 2022 branco? Entenda:

No More Red é a campanha do Arsenal para apoiar os jovens em comunidades, em colaboração com a Adidas. Veja abaixo o uniforme lançado recentemente:

A história do uniforme do Arsenal

No texto de hoje, vamos contar um pouco da história do uniforme de um dos maiores times de futebol no mundo inteiro. Estamos falando do uniforme do Arsenal, e vamos saber agora como suas camisetas foram mudando ao longo dos anos, para chegar ao design atual.

Quem acompanha o futebol sabe que o Arsenal é um dos times mais renomados de todo o planeta, sendo uma equipe conhecida como um dos destaques da Inglaterra. A história desse time começou em 1886, quando foi fundada por um grupo de homens que trabalhavam em uma fábrica armamentista em Londres.

O nome do time, naquela época, era Dial Square FC, e a formação inicial do clube com o uniforme do Arsenal era sustentada por três principais atletas. Esses jogadores, que antes pertenciam ao Nottingham Forest, tornaram-se os principais responsáveis por criar o uniforme inicial do Arsenal. Esse uniforme era de um vermelho muito escuro, com shorts brancos, acompanhados de meias de lã.

Uniforme do Arsenal 1

Depois de certo tempo, o nome da equpe se tornou Royal Arsenal, e continuou a competir em diversos tipos de campeonatos, principalmente em taças de competições amadoras, até meados de 1891. Foi nesse ano que o time decidiu finalmente profissionalizar-se, e o nome mudou mais uma vez, se tornando Woolwich Arsenal, em uma homenagem à fábrica armamentista onde os fundadores trabalhavam.

A próxima grande mudança no uniforme do Arsenal aconteceu em 1896, quando o clube modificou seu uniforme duas vezes. A primeira delas foi o uniforme na coloração branca, e logo em seguida o uniforme foi trocado por uma camisa listrada azul e grená. Esse uniforme não teve muito sucesso, fazendo com que o time eventualmente voltasse para sua cor original. Até hoje o padrão de cor principal do time acaba sendo o uniforme do Arsenal vermelho.

Do grená para o vermelho

A cor grená presente no uniforme do Arsenal acabou sendo inspiração para vários clubes, como por exemplo, o Sparta Praga, e também o time da República Tcheca. Depois do período da Guerra Mundial I, a equipe do Arsenal acabou abandonando de vez o grená e adotando o vermelho na cor oficial de uniforme.

Naquela época, o Arsenal estava ingressando na primeira categoria do Campeonato da Inglaterra. Foi também durante esse período no qual o time finalmente começou a ser chamado de Arsenal Football Club LTD. O uniforme branco também acabou voltando a fazer aparições em 1920, sendo revezado entre as duas cores.

O escudo do time só foi aparecer no uniforme do Arsenal em 1927, quando disputou a final da competição FA Cup. A partir daí, o canhão dentro do símbolo do time se tornou uma tradição, e ficou famoso internacionalmente. Inclusive, foi jogando com o escudo no uniforme do Arsenal que a equipe conquistou seu primeiro título como equipe profissional em 1930.

Mangas brancas no uniforme

No ano de 1933, o então técnico do Arsenal, Herbert Chapman, fez uma sugestão, e o Arsenal passou a adotar mangas brancas no esquema de cores do uniforme. A ideia surgiu com base nas vestes de um cartunista daquele período, que vestia um colete na cor vermelho por cima de uma camiseta branca.

O objetivo por trás dessa mudança foi diferenciar o time dentro do campo. Durante essa época, os uniformes do Arsenal já haviam, em sua malha, a impressão dos números de identificação dos jogadores.

uniforme do arsenal mangas brancas

O uniforme do Arsenal secundário

Durante a grande final pela Copa da Inglaterra, que aconteceu em 1950, o Arsenal jogou contra o time do Liverpool. O famoso Reds decidiu entrar em campo utilizando seu uniforme completamente vermelho.

Por conta disso, o time do Arsenal teve que inovar, e entrou em campo usando um uniforme amarelo. Esse uniforme trouxe bastante sorte para o time, que conseguiu encaixar uma vitória de 2 a 0. Desde então, o Arsenal acabou adotando o uniforme amarelo para o seu manto reserva, para qualquer partida na qual não pudesse utilizar o uniforme vermelho.

Uma nova era de inovação

Durante os ultimos anos da década de 50, e no começo da década de 60, o time do Arsenal acabou inovando no uniforme do Arsenal, deixando para trás os modelos de uniformes antigos. Ao invés de utilizar a famosa gola polo, com botões, o uniforme do Arsenal passou a exibir uma gola em V.

O time, nessa época, também decidiu adotar o uso de camisetas mais leves, conseguindo, assim, fazer com que os jogadores tivessem um rendimento muito melhor dentro de campo. Inclusive, em 1967, o uniforme do time acabou virando azul, mas logo essa mudança foi proibida, já que o azul também era a cor usada no uniforme dos árbitros.

A famosa geração de ouro

Sem dúvida alguma, uma das melhores gerações do clube do Arsenal aconteceu entre 2001 e 2006. Nessa época, a equipe era comandada por Henry, um técnico francês. O clube conseguiu se consagrar como Bicampeão Inglês, além de ter sido vice-campeão em 2006 pela UEFA Champions League.

Sem dúvida alguma, um dos principais uniformes que marcaram a história do clube foram as camisetas douradas, utilizadas nas temporadas de 2001 e 2002, e nas temporadas de 2002 e 2003. Durante esses anos, o maior patrocinador do time foi a Nike, também responsável por patrocinar o time nesse período.

Arsenal: mais de 135 anos de história

O uniforme do Arsenal faz parte intrínseca da história desse time, que já tem mais de 135 anos de história. É muito interessante lembrar que esse clube famoso internacionalmente começou como uma equipe pequena, criada pelos funcionários de uma fábrica armamentista.

Até hoje esses funcionários são homenageados no brasão do time, que é representado por um canhão de guerra antigo. O uniforme do Arsenal já foi desenvolvido por uma ampla variedade de fabricantes, e atualmente, encontra-se na tradicional cor vermelho sangue, com as mangas brancas.

Conheça outros clássicos uniformes da Premier League >>