Dona do Vasco, 777 Partners compra 94% de grande ’em apuros’ na Premier League

6 minutos de leitura

O maior acionista do Everton, Farhad Moshiri, assinou um acordo com a empresa 777 Partners, empresa americana que é dona de 70% do Vasco, para a compra do clube. A negociação ainda está sujeita à aprovação regulatória da Premier League, da Football Association e da Financial Conduct Authority.

A transação deve ocorrer no quarto trimestre de 2023. O acordo, se aprovado, leva a 777 Partners a adquirir a participação completa de Moshiri no Everton, que representa 94,1% das ações do clube.

Vasco terá “parceiro” na Premier League

Caso a aquisição seja concluída, o Everton se juntaria a um modelo de múltiplos clubes que envolve vários clubes em todo o mundo, e seria um dos quais a empresa tem maior “controle” em termos de porcentagem adquirida

O Grupo de Futebol 777 atualmente inclui, além do Vasco, o Genoa, na Itália, o Hertha Berlin, na Alemanha, o Standard de Liège, na Bélgica, o Red Star FC, na França, o Sevilla, na Espanha, e o Melbourne Victory na Austrália.

Por que a 777 comprou o Everton?

O Everton havia negociado com a 777 Partners sobre um potencial investimento, mas as discussões se romperam após a MSP Sports Capital ter obtido exclusividade nas negociações com Moshiri em maio.

777 Parters, donos do Vasco, estão próximos de comprar o Everton - Foto: Twitter @VascodaGama
777 Parters, donos do Vasco, estão próximos de comprar o Everton (Foto: Reprodução/Vasco da Gama)

No entanto, o segundo informação do “The Athletic” em agosto, a MSP Sports Capital se retirou das negociações para adquirir uma participação minoritária no clube. Eles planejavam investir até 150 milhões de libras em dívida conversível que se tornaria uma participação de aproximadamente 25% nos Toffees.

Mas o período de exclusividade acabou e o acordo desmoronou, com o obstáculo sendo a oposição de um dos credores existentes do Everton, a Rights and Media Funding Limited.

A venda do Everton

Moshiri comprou o Everton em 2016, tendo anteriormente possuído uma participação minoritária no Arsenal com seu sócio de negócios, Alisher Usmanov.

O empresário de 68 anos investiu pelo menos 750 milhões de libras durante seu tempo no Everton, mas pouco foi demonstrado em campo, já que o clube lutou contra o rebaixamento nos últimos anos, permanecendo na Premier League por pouco com uma vitória no último dia da campanha de 2022/23 contra o Bournemouth.

onana everton
Foto: Icon sport

O clube perdeu mais de 400 milhões de libras entre 2018 e 2022 e está sendo atualmente investigado por um painel independente por possíveis violações das regras de gastos da Premier League. Uma decisão é esperada ainda este ano.

Moshiri emitiu um comunicado oficial sobre a venda do clube. Nele, ressaltou a necessidade de levar novos investimentos para o clube, que tem brigado contra o rebaixamento nas últimas temporadas:

A natureza da propriedade e do financiamento de clubes de futebol de elite mudou imensamente desde que investi pela primeira vez no Everton há mais de sete anos. Os dias de um proprietário/benfeitor parecem estar fora do alcance da maioria, e os maiores clubes são agora tipicamente de propriedade de empresas de private equity bem financiadas, investidores esportivos especializados ou empresas e fundos apoiados pelo estado.

Fui transparente sobre a necessidade de trazer novos investimentos e completar o financiamento para nosso icônico novo estádio em Bramley-Moore Dock, às margens do Mersey, que eu predominantemente financiei até agora. Falei com várias partes e considerei algumas oportunidades potenciais sólidas. No entanto, é através das minhas longas conversas com a 777 que acredito que eles são os melhores parceiros para levar nosso grande clube adiante, com todos os benefícios de seu modelo de investimento em vários clubes.

Como resultado deste acordo, temos um investidor experiente e bem conectado em clubes de futebol que ajudará a maximizar as oportunidades comerciais, e garantimos o financiamento completo para nosso novo estádio, que será o elemento crítico no sucesso futuro do Everton. Hoje é um próximo passo importante no desenvolvimento bem-sucedido do Everton e espero acompanhar de perto enquanto nosso clube cresce de força em força.

É claro que nada disso poderia ter sido alcançado sem o trabalho árduo de todos no clube. Desde nossa equipe no centro de treinamento, nossas equipes comerciais e de apoio até os funcionários nos dias de jogo, eu expresso minha mais sincera gratidão.

E aos nossos torcedores, os últimos anos foram desafiadores, mas vocês apoiaram o clube em todos os momentos e foram consistentemente nosso décimo segundo jogador. Vocês são os melhores torcedores e merecem o sucesso.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]