Varane faz revelação chocante sobre pancada na cabeça: ‘Não lembro do jogo’

5 minutos de leitura

Um dos grandes zagueiros da última década, Raphael Varane não tem vivido bons momentos no Manchester United na atual temporada. Em meio a problemas com lesões, ele concedeu uma entrevista ao jornal francês “L'Equipe” e citou um tema delicado: concussões.

O defensor se abriu sobre ter sofrido concussões em várias partidas ao longo da sua carreira por Real Madrid, seleção francesa e pelos Red Devils. Segundo ele, seu corpo foi lesionado e teve “sequelas” pelos cabeceios — chegando ao ponto de não lembrar o que aconteceu durante os jogos.

Concussões e a saúde de Varane

Em entrevista ao L'Equipe, o francês descreveu incidentes em que sofreu concussões durante partidas por França e Real Madrid. Entre os exemplos citados estão jogos da Copa do Mundo e da Champions League.

Segundo Varane, um caso foi durante o confronto da França contra a Nigéria nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014, quando ainda tinha 21 anos. Na ocasião, depois que a bola atingiu sua têmpora, ele diz ter jogado o resto da partida no “modo automático”.

— Se alguém tivesse falado comigo naquela época, eu nem sei se teria conseguido responder. Eu não me lembro do jogo depois desse incidente — revelou o zagueiro.

Na fase seguinte, os franceses enfrentariam a Alemanha, que seria campeã do torneio. Ele disse que perdeu apetite, ficou desidratado e perdeu peso depois do ocorrido, mas ainda assim jogou nas quartas de final.

Alemanha e França na Copa do Mundo de 2014 (Foto: Icon Sport)

Dez anos depois, Varane disse que não se sentia em plena capacidade para o jogo, que a França perdeu por 1 a 0. Ele explicou que nunca falou publicamente sobre a experiência porque não queria que isso soasse como uma desculpa pelo mal desempenho.

Ele descreveu outro incidente semelhante seis anos depois, pelo Real Madrid. Ele foi substituído contra Getafe após cabecear a bola e relatar extrema fadiga por vários dias.

Seu próximo jogo foi contra o Manchester City, na partida de volta das oitavas de final da Champions League. O atual defensor dos Red Devils disse que não se sentiu bem no aquecimento e se via “como um espectador” durante a partida, em que ele cometeu erros nos dois gols na derrota por 2 a 1.

O que é uma concussão? É uma lesão cerebral temporária ocasionada por pancada na cabeça ou movimentação violenta da cabeça e/ou do corpo. Pode causar perda de consciência e também é capaz de levar sintomas cognitivos temporários.

Cortes no Manchester United e mudança nos treinos

A questão chegou a outro nível na atual temporada pelo Manchester United. Foi somente em Old Trafford que ele tomou conhecimento sobre as microconcussões, os impactos graduais que levam a concussões mais sérias.

Segundo ele, os Red Devils são aconselhados a não cabecear a bola mais de dez vezes durante uma sessão de treinos, justamente para evitar esse tipo de lesão. Ele chegou a ser cortado de jogos do United desta temporada por conta disso.

varane manchester united
Varane em ação pelo Manchester United (Foto: Icon Sport)

Ele acrescentou que limitar o cabeceio nos treinos é um passo importante, mas reforça que essas ações não sejam presentes nos treinos das categorias infantis. Ele tem um filho de sete anos que joga futebol e o aconselha a não cabecear a bola.

Esse cuidado, por outro lado, não pode ser replicado durante os jogos. Por isso, Varane reconheceu que dizer que se sente cansado após repetidas ações de cabeça ainda pode causar um estigma negativo para a sua imagem, como se fosse preguiçoso.

— O que nunca saberemos é o que teria acontecido se eu tivesse sofrido outro impacto na cabeça. Quando você sabe que repetidas concussões têm um efeito potencialmente fatal… bem, na época eu não era um homem de família. Mas hoje, tenho três filhos e penso diferente — contou.

Guilherme Ramos
Guilherme Ramos

Jornalista pela UNESP. Escrevi um livro sobre tática no futebol e sou repórter da PL Brasil. Já passei por Total Football Analysis, Esporte News Mundo, Jumper Brasil e TechTudo.

Contato: [email protected]