A Federação Inglesa de Futebol (FA) confirmou que o sistema de Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) será utilizado na Copa da Inglaterra (FA Cup) 2024/25 a partir da quinta rodada, prevista para começar a partir de março. Atualmente, a tradicional competição inglesa está na terceira rodada.
Mudança no VAR da FA Cup
Até agora, o VAR havia sido usado na FA Cup apenas em partidas realizadas no Estádio de Wembley, palco da grande final, e em campos de times da Premier League, devido às exigências de infraestrutura, equipe técnica e custos associados à sua operação. Esse também é o cenário atual do VAR na Copa da Liga Inglesa.
De acordo com a Federação Inglesa, a decisão para incluir o VAR a partir da quinta rodada da FA Cup visa garantir uma abordagem consistente na arbitragem para todos os clubes que alcançarem as mesmas fases da competição.
O VAR pode ser utilizado em quatro situações específicas durante uma partida. Sua intervenção é permitida apenas para corrigir erros claros e óbvios ou incidentes graves não percebidos, como impedimento, toque de mão na bola ou falta, nas seguintes circunstâncias:
- Gol ou não gol
- Marcação ou não de pênalti
- Cartão vermelho direto (excluindo um segundo amarelo)
- Erro de identidade (quando o árbitro pune o jogador errado)
O sorteio da quarta rodada da FA Cup será realizado no domingo após o duelo entre Arsenal e Manchester United, que duelam no Emirates Stadium. A final da Copa da Inglaterra será no dia 17 de maio, sábado, em Wembley.
O atual campeão da competição é o Manchester United, que bateu o rival City por 2 a 1 na última temporada, com gols de Alejandro Garnacho e Kobbie Mainoo. Doku descontou para os Citizens.