Tornou-se a visão mais emocionante do futebol moderno, que faz com que até mesmo observadores ociosos levantem os olhos de seus telefones e fixem suas atenções na tela da televisão, presos a um pressentimento semelhante ao de ouvir os primeiros acordes da música tema de “Tubarão”: Kylian Mbappe foi para o gol, com apenas um defensor barrando o caminho. Faltavam 13 minutos para o jogo da Liga das Nações entre Holanda França acabar, quando Virgil van Dijk assumiu o papel de defensor solitário.
O passe de Paul Pogba deixou Mbappe frente a frente com van Dijk, e quando o avançado do Paris Saint-Germain cruzou a linha intermédia, o Stade de France rugiu como um expectador no Coliseu.
Quando van Dijk avançou em sua direção, o ritmo de Mbappe diminuiu e seu passo encurtou.
Ele deu três toques rápidos e depois passou por van Dijk pelo lado de fora do holandês, da mesma forma que passou por Marcos Rojo antes de receber o pênalti que colocou a França a caminho da vitória sobre a Argentina na Copa do Mundo.
Leia mais
Quiz: Que treinador da Premier League você é?
Mas van Dijk, que se colocou ao lado do francês, antecipou as intenções de seu oponente. Como Mbappe acelerou, o mesmo aconteceu com Van Dijk.
Ele colocou uma mão no braço esquerdo do adolescente para desequilibrá-lo, e quando o número 10 da França lançou um chute com o pé direito, van Dijk esticou sua longa perna para produzir um bloqueio impecavelmente cronometrado.
A Holanda acabou por perder o jogo pelo placar de 2 a 1 e van Dijk foi parcialmente culpado pelo gol da vitória de Olivier Giroud, mas o seu desafio contra Mbappe demonstrou as suas qualidades notáveis.
Ele foi creditado como a escolha isolada dos problemas defensivos do Liverpool sob o comando de Jurgen Klopp, e o comentarista da Sky Sports e a lenda do Liverpool, Jamie Carragher, o rotulou de “o melhor zagueiro da Premier League”.
Leia mais
Manchester United x Liverpool: quem leva a melhor no histórico de confrontos?
Aos 27 anos e com apenas 21 aparições pela seleção holandesa, ele está atrasado para um moderno zagueiro internacional. O francês Raphael Varane, dois anos mais novo que van Dijk, já teve 51 partidas por sua seleção.
Na idade de van Dijk, Sergio Ramos já havia feito mais de 100 de aparições internacionais, enquanto Gerard Piqué e Diego Godín estavam em torno da marca de 60 jogos.