Depois da decepcionante temporada 2022/2023, o Liverpool iniciou a Premier League demonstrando que está pronto para retomar a disputa pelo título, pelo menos na visão de Virgil van Dijk. O defensor citou os fatores que serão cruciais para os Reds continuarem na disputa para serem campeões.
O técnico Jurgen Klopp tem enfrentado problemas semelhantes ao do último ano, quando precisou encontrar alternativas para superar a lista de desfalques. Embora tenha vencido o Brentford por 3 a 0, o Liverpool foi a campo sem Alexis Mac Allister, suspenso, enquanto Ryan Gravenberch, Curtis Jones, Thiago Alcantara, Stefan Bajcetic, Joe Gomez, Andy Robertson e Ibrahima Konate também foram desfalques, todos no departamento médico.
Para Van Dijk, a recuperação física dos jogadores é fundamental para o Liverpool continuar na disputa pelo título inglês. Klopp precisou recorrer as categorias de base para complementar o banco de reservas contra o Brentford. “Olhei para o vestiário e parecia que éramos sub-23, mas ainda temos qualidade. Se você é bom o suficiente, você tem idade suficiente”, acrescentou o defensor.
Ele elencou três fatores que o Liverpool necessita para continuar na disputa pelo topo da liga.
— Precisamos de um pouco de sorte, não precisamos de lesões e precisamos de consistência — afirma Van Dijk em entrevista coletiva antes do jogo da Holanda sobre os fatores para o Liverpool brigar pelo título da Premier League.
O Liverpool voltou a vencer na temporada depois de empatar com o Luton Town na Premier League e perder para o Toulouse na Europa League. O resultado positivo foi essencial para os Reds evitarem uma ‘espiral descendente’ durante a pausa internacional, segundo Virgil.
Van Dijk analisa partida do Liverpool contra o Manchester City
Liverpool e Manchester City protagonizaram algumas das grandes disputas pelo título da Premier League, especialmente em 2018/19 e 2021/22. A diferença entre os times é de um ponto, com os Reds ocupando o segundo lugar.
As equipes se enfrentam no Etihad Stadium no primeiro compromisso depois da pausa internacional. Os Citizens podem abrir quatro pontos de vantagem para o adversário, enquanto os Reds têm a possibilidade de assumirem a liderança do Campeonato Inglês.
— É um jogo muito grande, obviamente. É sempre difícil lá, especialmente quando volto de países diferentes. É exatamente a mesma coisa para eles, embora tenham a vantagem de jogar em casa. Temos de estar pronto para isso. Será interessante — Van Dijk projeta confronto com Manchester City.
Van Dijk está otimista para a disputa do título com os “sonhos, aspirações e objetivos” para a temporada e espera que possa quebrar a sequência do Manchester City. No entanto, o zagueiro acrescenta que as competições não estão decididas, com a possibilidade de muitas reviravoltas no decorrer da temporada.