Van der Sar, um ícone histórico do Manchester United

4 minutos de leitura

O goleiro Edwin van der Sar começou sua brilhante carreira em um time de menor expressão de sua cidade natal. O técnico Louis van Gaal viu no jovem van der Sar uma interessante promessa. Resolveu, então, levá-lo para Amsterdam, onde atuaria por um clube de grande dimensão, o Ajax.

Nos Godenzonen – ou filhos dos deuses, em português -, o goleiro foi titular na conquista da Copa da Uefa (1991/1992), da Champions League (1994/1995) e de quatro campeonatos holandeses.

van der Sar: Da Juventus para o Fulham

Contratado pela Juventus, foi o primeiro não-italiano a defender a meta da Velha Senhora. Não teve atuações muito seguras em sua passagem pela Itália. Posteriormente, acabou perdendo seu espaço para um jovem Gianluiggi Buffon.

Pelo fato de não querer ficar no banco de suplentes, van der Sar conseguiu enfim deixar o clube. Começou então sua brilhante passagem pela Premier League, no Fulham. Protagonizou 127 jogos com a camisa dos Cottagers, onde ganhou a extinta Copa Intertoto.

Leia mais:  O bombardeio que fez United e City dividirem o mesmo estádio

Brilho em Old Trafford

Por conta das boas exibições, Sir Alex Ferguson, em 2005, resolveu trazer o brilhante goleiro para Manchester, consagrando certamente uma já bem sucedida carreira.

Em Old Trafford, o goleiro holandês conquistou três títulos nacionais; uma Copa da Liga; três Community Shield (Supercopa da Inglaterra); uma Champions League e um Mundial de Clubes da Fifa.

Pela Laranja Mecânica, o arqueiro contabilizou 130 partidas, antes de se aposentar nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2010.

Van der Sar foi eleito o melhor goleiro da Eurocopa 2008 e anteriormente levou seu país a uma semifinal de Copa do Mundo, em 1998 – na qual a Holanda foi eliminada pelo Brasil nos pênaltis.

Aliás, marcou um gol na carreira, anotado na vitória de 8 a 1 em cima do Graafschap, enquanto era jogador do Ajax.

Sem dúvida, van der Sar é figura indispensável em qualquer lista dos maiores goleiros de todos os tempos.

Pedro Ramos
Pedro Ramos

Editor da PL Brasil entre 2012 e 2020 e subcoordenador na PL Brasil desde 2023. Passagens pelo jornal Estadão e o canal TNT Sports. Formado em Jornalismo e Sociologia. Ex-pesquisador do GEMAA (Grupo de Estudos Multidisciplinar da Ação Afirmativa).

E-mail: [email protected]