Van de Beek – Mercado da Bola, Transferências, Rumores e Estatísticas

0
275
Manchester United - Van de Beek
Foto: Divulgação/ Manchester United

Primeiramente, Donny Van de Beek é jogador do Manchester United. O meio-campista tem 24 anos e está na segunda temporada na Inglaterra. Em resumo, o atleta nasceu na cidade de Nijkerkerveen, na Holanda. Na terra natal, o jogador ganhou destaque nas categorias de base do Ajax.

Van de Beek – Início de carreira

Antes de mais nada, o futebol está na veia de Van de Beek, afinal, seu pai, André, jogou em um time que chama Veensche Boys. O time é pequeno, mas foi muito importante para Donny, sendo onde iniciou e, rapidamente, ganhou destaque.

Assim, em 2008, o atleta foi para a base do Ajax, mesmo sem cifras do mercado de transferências. Permaneceu quatro anos e mudou de categoria. O Ajax já tratava Van como uma promessa. Com apenas 17 anos, já chamava a atenção de times profissionais e rumores começavam a surgir no mercado da bola. Além disso, no Ajax B, o meio-campista vinha sendo muito elogiado.

Dessa forma, em 2015, o jogador estreou na equipe principal. O jogo foi diante ADO Den Haag. O então técnico, De Boer, gostou da atuação. Assim, no ano seguinte, promoveu o jovem para o profissional em definitivo.

Trajetória, conquistas e highlights de Van de Beek

Com uma grande passagem pelas categorias de base do Ajax, Donny assinou com o profissional da equipe. Na temporada 2016/17, o meio-campista se tornou titular da equipe. Foram 32 jogos e quatro assistências.

Na temporada seguinte, Beek fez ótimos números. Além disso, já mostrava uma liderança no meio de campo. Entretanto, em 2018/19, o jogador teve um papel importante para o Ajax. O clube fez uma campanha histórica na UEFA Champions League, derrotando Real Madrid e Juventus. Mas, foram eliminados pelo Tottenham na semifinal da competição.

Ao todo, com a camisa do Godenzonen, Donny Van de Beek disputou 175 jogos, marcou 41 gols e deu 34 assistências. Um detalhe: o jogador não recebeu nenhum cartão vermelho durante a passagem no clube. Por fim, venceu a Supertaça dos Países Baixos, uma vez a Taça dos Países Baixos e também conquistou a Eredivise uma vez.

Transferências e Mercado da Bola de Van de Beek

Após grande passagem pelo Ajax, rumores começaram a surgir no mercado de transferências. Assim, o Manchester United mostrou interesse no jogador e o comprou por 39 milhões de euros no mercado da bola. Van escolheu a camisa 34 para homenagear um amigo e ex-companheiro de Godenzonen, Abdelhak Nouri, que desmaiou em um amistoso em 2017 e está em coma induzido.

O jogador estreou contra o Crystal Palace FC, em jogo válido pela 1ª rodada da Premier League. O camisa 34 marcou o primeiro gol com o novo time, mas o Manchester acabou derrotado em 3 x 1.

Temporada 2021/22

Durante a temporada 2020/21, Donny não recebeu muitas oportunidades. Assim, na maioria dos jogos, o atleta começou no banco de reservas. Então, o Beek não conseguiu mostrar um bom futebol. Até o momento, são 36 partidas, um tento e dois passes para gol. Rumores sobre sua saída ainda não pintaram no mercado da bola. Logo, não deve agitar o mercado de transferências.

Decerto, mesmo com pouco espaço no Manchester United, Donny quer permanecer e mostrar o bom futebol da época de Ajax e não pensa no mercado da bola. Além disso, o técnico norueguês, Ole Gunnar Solskjær, já disse que o atleta terá mais oportunidades na temporada 2021/22. A expectativa é que o meio-campista jogue um pouco mais avançado, perto do gol adversário.