Por que van de Beek ainda não explodiu no Manchester United?

Donny Van de Beek chegou ao Manchester United em setembro de 2020 pelo valor de 34 milhões de libras depois de grandes temporadas no Ajax. A melhor delas foi, certamente, a campanha até a semifinal da Champions League de 2018/2019.

No entanto, atualmente o jovem meia holandês vive dificuldades para mostrar no clube inglês a mesma qualidade vista no Ajax. Muitos queriam Donny como titular, mas até agora ele não deu motivos para que Ole Gunnar Solskjaer o escalasse com frequência. Por quê?

Características de van de Beek

Primeiramente, precisamos entender as características do jogador. No elenco do Manchester United, van de Beek não é um lançador como Paul Pogba, um finalizador como Bruno Fernandes e nem um driblador como Marcus Rashford. Sua principal qualidade é a movimentação. Com isso, é capaz de dar dinâmica ao time.

O camisa 34 sempre busca o espaço para receber a bola. Com passes curtos e precisos, pode acelerar ou cadenciar o jogo. Tem inteligência para trabalhar rapidamente e chegar como elemento surpresa na área. Para isso, é necessário entrosamento com o restante do time.

Por isso, vamos para o segundo ponto: a adaptação. O contexto que o jogador está inserido tem influência direta em seu desempenho. Seja a cidade, os companheiros ou a liga, por exemplo.

Leia mais: O papel de van de Beek no Manchester United

van de Beek saiu de Amsterdam para morar em Manchester. Cidades e culturas bem diferentes. Além disso, não tem nenhum companheiro da mesma nacionalidade ou que tenha jogado a liga holandesa na mesma época que ele (Sergio Romero jogou no AZ Alkmaar em outro período).

Em termos de liga de futebol, a Premier League é muito mais intensa e menos espaçosa que a Eredivise. Na Holanda, o jogo é mais fluído, enquanto na Inglaterra é físico, acelerado e, muitas vezes, os adversários se fecham com linhas baixas, diminuindo os espaços. O jogo contra o West Ham pela quinta fase da FA Cup foi um exemplo.

Como van de Beek funcionava no Ajax?

Por último, a questão tática. Os melhores momentos de van de Beek foram no 4-3-3 de Eric Ten Hag como um dos três meio campistas que ainda tinha a companhia de Lasse Schone, Hakim Ziyech e Dusan Tadic. Os três com características de armação e organização mais latentes que Donny.

Contra o Tottenham na Champions League de 2018/2019, por exemplo, van de Beek jogou partindo do lado direito, se aproximando de Ziyech (armador pelo lado), dividindo a responsabilidade da armação do time. Com isso, ele teve liberdade de circular pelos espaços do campo e surpreender a defesa adversária.

Por que van de Beek ainda não explodiu no Manchester United?
Fonte: SofaScore

Leia mais: Tottenham 3×2 Ajax: análise da maior atuação da carreira de Lucas Moura

Entretanto, o Manchester United utiliza um esquema diferente. O 4-2-3-1 de Solskjaer tem homens de velocidade e habilidade pelo lado, um meia-atacante que participa ativamente da armação do time e dois volantes que revezam, oferecendo características diferentes para cada jogo.

A dupla Fred e Scott McTominay é melhor para pressionar e acelerar, enquanto Pogba e Nemanja Matic são mais técnicos e melhores passadores, organizadores. Nas vezes que atuou, van de Beek substituiu ou Bruno Fernandes como único armador ou um dos dois volantes.

Portanto, é possível observar que em nenhuma das vezes o cenário foi propício para que suas melhores características fossem exploradas, ainda mais contra times armados para se fechar e abusar dos contra-ataques, algo comum contra o United.

Contudo, há uma exceção e uma esperança. Quando jogou com Juan Mata (armador pelo lado que se aproximava) e Edinson Cavani (atacante que busca a aproximação e toques rápidos também) pela Copa da Liga Inglesa contra o Brighton, ascendeu uma faísca.

Como Solskjaer pode potencializar as características do holandês?

Por que van de Beek ainda não explodiu no Manchester United?
MATT DUNHAM/POOL/AFP via Getty Images

As características dos outros atletas ajudaram o holandês a aparecer. Na ocasião citada acima, ele terminou o jogo com uma assistência para o meia espanhol e com a terceira melhor nota do time no SofaScore (7.4).

van de Beek é novo (23 anos), tem talento para conseguir se adaptar. E Solskjaer já potencializou diversos talentos em sua reconstrução recente do Manchester United. Donny tem tudo para ser mais um. Só precisa do contexto e parceiros ideais.

Ele pode jogar em diversos setores do meio de campo, mas sua melhor posição, segundo pesquisa e análise do Whoscored, é a de meio campista central, pois possibilita a divisão de responsabilidade da armação e tem liberdade para se movimentar vindo de trás. Para isso acontecer, precisa de uma dupla certeira no “2” do 4-2-3-1.

Por que van de Beek ainda não explodiu no Manchester United?
Fonte: Whoscored

Como dificilmente o norueguês mudará o esquema para um 4-3-3, será necessário encaixá-lo na função ao lado de Fred ou McTominay. van de Beek também precisará se adaptar se quiser ser titular do Manchester United. É questão de costume, porque qualidade não falta.

Portanto, é possível afirmar que van de Beek adiciona qualidade e diversidade ao elenco. Sua versatilidade no meio de campo pode ser um diferencial para o Manchester United a longo prazo.

É bom lembrar que Fred também passou por um período de adaptação. A primeira temporada do volante brasileiro fez muitos questionarem o dinheiro investido. Com van de Beek não é diferente.

A partir do momento em que o treinador compreender melhor as suas virtudes e o jogador se integrar ao estilo de jogo do time e da liga, a tendência é que seu jogo flua.

Guilherme Rodelli
Guilherme Rodelli

Jornalista da Rádio Futebol Online, formado em Marketing, pós-graduado em Jornalismo Esportivo e apaixonado pela Premier League.