Vai e vem do mercado da bola europeu: 10 negociações para ficar de olho na última semana da janela

9 minutos de leitura

Depois de meses de sondagens, negociações, acertos e anúncios, a janela de transferências do mercado da bola do futebol europeu chega na sua última e decisiva semana.

Todos os clubes da elite do futebol do Velho Continente tem até a noite da próxima sexta-feira (1º de setembro) para contratar novos jogadores. A janela fecha às 19h do horário de Brasília para equipes da Premier League, La Liga, Serie A, Bundesliga e Ligue 1.

Como de costume, as novelas que têm seus episódios finais na última semana movimentam o noticiário e provocam grandes emoções. Neste ano, as principais negociações envolvem brasileiros, promessas e até estrela de Copa do Mundo — tudo dentro do contexto em que clubes europeus perderam alguns dos seus principais jogadores para o investimento bilionário no futebol da Arábia Saudita.

A PL Brasil separou as 10 principais negociações nas quais você precisa ficar de olho na última semana da janela. Confira:

1. Matheus Nunes (Wolverhampton)

Matheus Nunes
Matheus Nunes pelo Wolverhampton – Foto: Icon Sport

O meia brasileiro naturalizado português de 25 anos virou a prioridade do Manchester City após a lesão de Kevin De Bruyne e a desistência por Lucas Paquetá. O Wolverhampton rejeitou uma oferta de 55 milhões de euros, mas recebeu outra de 60 milhões de euros e já foi avisado por Matheus Nunes que o jogador quer ir para o time de Pep Guardiola. O meia tem contrato com os Wolves até junho de 2027.

2. Philippe Coutinho (Aston Villa)

A última semana da janela também pode marcar a saída de Philippe Coutinho da Premier League. O meia de 31 anos foi um dos brasileiros mais marcantes da história da liga, principalmente pela passagem no Liverpool, e tem sondagens para deixar o Aston Villa. Ele é alvo do Al Duhail, do Catar, e do Real Bétis, da Espanha. Coutinho sofreu com problemas físicos nos últimos meses e tem contrato até 2026.

3. Sofyan Amrabat (Fiorentina)

Amrabat Manchester United
Amrabat é alvo do Manchester United | Foto: Icon Sport

Desde que brilhou com Marrocos na Copa do Mundo de 2022, quando chegou até às semifinais, Amrabat é especulado nos principais clubes da Europa. O volante chegou a treinar separado do elenco em janeiro, quando tentou forçar uma ida para o Barcelona, mas a Fiorentina bateu o pé e ficou com o jogador. Agora, a situação pode ser insustentável.

Amrabat é alvo de Manchester United e também foi especulado no Liverpool — dois clubes que concentram os esforços em reforçar o meio-campo. Essa pode ser a última chance do clube faturar com sua saída, uma vez que o contrato do jogador se encerra no meio de 2024.

4. João Félix (Atlético de Madrid)

Aos 23 anos, o atacante português não vai continuar no Atlético de Madrid, clube que pagou 126 milhões de euros pela sua contratação em 2019. João Félix passou o último semestre emprestado ao Chelsea, mas não deixou a melhor das impressões na Premier League. Ele declarou que amaria jogar no Barcelona — que nunca admitiu interesse — e também chegou a negociar com a Arábia Saudita. Ele ainda tem contrato até junho de 2027.

5. Kolo Muani (Eintracht Frankfurt)

Kolo Muani
Kolo Muani pelo Frankfurt – Foto: Icon Sport

Um dos atacantes mais desejados da janela é o francês de 24 anos, que vem de ótima temporada na Alemanha — 23 gols e 15 assistências em 46 jogos. Kolo Muani também esteve no elenco da França que foi vice-campeão mundial e, durante toda a janela, foi especulado como alvo prioritário do PSG, que já trouxe Asensio, Gonçalo Ramos e Dembele para o ataque. O centroavante também viu seu nome ligado ao Tottenham, que busca um substituto para Harry Kane. É outro com contrato até o meio de 2027.

6. Benjamin Pavard (Bayern)

O lateral-direito de 27 anos, que também faz as vezes de zagueiro, está de saída do Bayern — até o treinador Thomas Tuchel já admitiu. Mas seu destino permanece uma incógnita. Pavard comentou recentemente num post de Varane comemorando uma vitória do Manchester United, o principal interessado em sua contratação.

No entanto, a Inter de Milão pareceu se tornar um destino mais provável nas últimas semanas. Campeão do mundo em 2018, o francês está no último ano de contrato com o Bayern.

7. Ryan Gravenberch (Bayern)

Ryan Gravenberch é alvo do Newcastle
Gravenberch, jogador do Bayern – Foto: Twitter @FCBayern

Ainda no Bayern, outra saída possível é a do meio-campista holandês de 21 anos. Gravenberch tem contrato até 2027, mas é um dos jogadores preferidos de Jürgen Klopp, que está atrás de reforços para o meio-campo do Liverpool depois de perder Fabinho, Henderson, Keita, Oxlade-Chamberlain e Milner desde a última temporada.

O jovem também seria um dos alvos do compatriota Ten Hag no Manchester United. Recentemente, em entrevista, Gravenberch, que tem contrato até 2027, declarou não saber qual será o seu futuro na última janela de transferências, o que só aumentou as especulações.

8. Brennan Johnson (Nottingham Forest)

Uma das novelas mais interessantes de se acompanhar será a do atacante Brennan Johnson, jovem galês de 22 anos. Ele vem de uma boa temporada na Premier League, onde marcou 8 vezes em 2022/23, e virou pauta de outros concorrentes da elite inglesa.

O Brentford teve uma proposta de 43 milhões de libras recusada pelo Nottingham Forest, que avalia seu talento em 50 milhões de libras. O Tottenham é outro interessado no atacante, e pode torná-lo o sucessor de Harry Kane. Johnson tem contrato com o Forest até 2026.

9. Marc Cucurella (Chelsea)

Cucurella em amistoso do Chelsea - Foto: Icon Sport
Cucurella em amistoso do Chelsea – Foto: Icon Sport

Uma temporada no Chelsea, que pagou 55 milhões de libras, já foi suficiente para colocar o lateral-esquerdo de 25 anos entre os maiores flops da história recente da Premier League. Tanto que os Blues teriam o colocado à venda — ele ainda não entrou em campo com Mauricio Pochettino na temporada 2023/24.

Mesmo assim, Cucurella ainda despertou a atenção de rivais que jogam a Champions League nesta temporada. Ele esteve entre os alvos do Newcastle e agora pode parar no Manchester United, por empréstimo, diante da séria lesão de Luke Shaw. O espanhol tem contrato até 2028.

10. Trevoh Chalobah (Chelsea)

O zagueiro de 24 anos é outro atleta do Chelsea que pode parar no Manchester United. Mesmo com as lesões de Fofana e Badiashille, Chalobah não teve espaço no time de Mauricio Pochettino e largou atrás de Thiago Silva, Colwill e Disasi.

Por isso, existe uma possibilidade de negócio com o time de Ten Hag, que busca um sucessor de Maguire para competir no setor com Lisandro Martinez e Varane. Internazionale e Milan foram outros clubes que demonstraram interesse em Chalobah, que tem contrato com os Blues até junho de 2028.

Negócios quase fechados no mercado da bola

Outras transferências devem ser concretizadas na última semana, mas não entraram na lista porque são dados como certos pela maioria da imprensa europeia.

O maior exemplo é Romelu Lukaku, que está saindo do Chelsea para jogar por empréstimo na Roma. João Cancelo está com quase tudo certo para trocar o Manchester City pelo Barcelona, enquanto o centroavante Folarin Balogun recebeu o aval para deixar o Arsenal e assinar com o Monaco.

Em negócios envolvendo brasileiros, o zagueiro Murillo foi liberado pelo Corinthians para viajar a Nottingham e fazer exames médicos antes do anúncio do Forest.

Transferências que não dependem da última semana

Da mesma forma, a semana pode não ser decisiva para jogadores cujo futuro pode estar fora da Europa. Isso porque a janela de transferências da Arábia Saudita, onde clubes têm gastado rios de dinheiro para contratar estrelas europeias, se encerra apenas no dia 20 de setembro.

Nessa conta entram as novelas de Mohammed Salah, que recebeu ofertas do Al Ittihad, e Marco Verratti, que também pode deixar o PSG para jogar no Oriente Médio.

Além deles, também existe expectativa pelo futuro do zagueiro Sergio Ramos e do meia-atacante Eden Hazard. Espanhol e belga não têm contrato com nenhum clube e, por isso, também não dependem da janela para fechar um acordo.

Diogo Magri
Diogo Magri

Jornalista nascido em Campinas, morador de São Paulo e formado pela ECA-USP. Subcoordenador da PL Brasil desde 2023. Cobri Copa América, Copa do Mundo e Olimpíadas no EL PAÍS, eleições nacionais na Revista Veja e fui editor de conteúdo nas redes sociais do Futebol Globo CBN.

Contato: [email protected]