Utrecht – História, estatísticas e conquistas

Football Club Utrecht é um clube de futebol da Holanda fundado no ano de 1970. Sua sede fica na cidade de Utreque. As cores do clube são vermelho e branco. Atualmente o clube disputa a Eredivisie, a 1ª divisão do Campeonato Holandês.

Trajetória da Utrecht: fundação, conquistas e ascensão

O Utrecht é um clube holandês. Ao todo, o time já foi campeão quatro vezes da Copa dos Países Baixos, principal copa da Holanda. Além disso, o time está na 1ª divisão da competição holandesa, onde briga para permanecer na elite.

  • Estádio: Galgenwaard
  • Capacidade: 24.956
  • Mascote: Utreg
  • Principais rivais: RKC e Roda

Os anos de sucesso

Na temporada de 1984/85, o Utrecht teve seu grande sucesso. Enfim, a equipe venceu seu primeiro campeonato como time profissional. Assim, o Utreg foi pela primeira vez campeão da Eredivisie.

Porém, pouco tempo depois, a equipe garantiu seu bicampeonato. Assim, quase 20 temporadas depois de conquistar seu primeiro título como time profissional, o Utreg venceu seu segundo.

O momento sombrio da Utrecht

Enfim, depois de conquistar quatro títulos da liga nacional, a equipe teve a infelicidade de cair para a 2ª divisão do Campeonato Holandês. Dessa forma, essa época foi a mais complicada para equipe. A saber depois de cair para segunda divisão, o time não conseguia subir para a 1ª divisão e sempre brigava com outras equipes para terminar no meia da tabela.

O regresso

Depois de trazer alguns jogadores no mercado da bola e ter muito apoio da sua torcida, em 2021, o Utreg conseguiu o feito de subir para a elite do Holandês depois de muito tempo na 2ª divisão. Assim, após rumores de altos e baixos, o Utrecht segue firme e forte na Eredivisie.

Mercado de transferências da Utrecht

Em suma, sendo um clube com uma história antiga e de muita superação, certamente o Utreg teve grandes jogadores no mercado da bola e até treinadores que ajudaram a construir e continuar a bela história do clube. Então, separamos cinco nomes, atuais e do passado, no mercado de transferências do Utrecht.

Wlodzimierz Smolarek: único polonês a vestir a camisa do time

A saber, o experiente atacante Wlodzimierz Smolarek foi o único jogador polonês a usar a camisa do Utrecht. No geral, o jogador apareceu na equipe na época 90, onde participou de 166 partidas e marcou 32 gols. Além disso, o atleta chegou do mercado da bola após rodar por times como Eintracht Frankfurt e Feyenoord. Assim, rumores de que foi um sucesso no clube.

Rob de Wit: participou do primeiro título da equipe

No elenco da temporada 1984/85, o Utrecht teve o feito de conseguir sua primeira conquista como time profissional. Porém, um dos mais marcantes foi o ponta-esquerda Rob de Wit, que já está aposentado, mas fez parte daquele elenco campeão. Posteriormente, movimentou o mercado da bola indo para o Ajax.

Dirk Kuyt: artilheiro do bicampeonato

Dirk Kuyt é o atacante artilheiro do bicampeonato do Utrecht na temporada 2002/03. Porém, depois de ser campeão, rumores apontavam sua saída. De fato, o holandês teve passagens pelo Feyenoord e Liverpool no mercado de transferências, onde chegou no seu patamar mais alto, custando cerca de 18 milhões de euros (cerca de R$ 30 milhões de euros naquela época) no mercado da bola.

Stefaan Tanghe: o meia do tri

A saber, depois de vencer o bicampeonato, muitos jogadores saíram do Utrecht, mas o meia Stefaan Tanghe permaneceu na equipe. Assim, o belga conseguiu o feito de garantir o tricampeonato da equipe. Porém, depois de duas temporadas após o título, o atleta saiu por custo zero para o Almelo.

Sander van de Streek: o permanecente

Por fim, o jogador Sander van de Streek está na equipe desde a temporada 2017/18. Assim, o meia de 29 anos é um dos mais velhos e o que tem mais tempo de casa. Além disso, seu valor de mercado é 1,4 milhões de euros (cerca de R$ 8 milhões de reais).