‘Ele não ligou’: Ferguson diz qual técnico preferia para substituí-lo no United

5 minutos de leitura

A aposentadoria e consequente saída de Sir Alex Ferguson do comando técnico do Manchester United coincide com a fase em baixa do clube.

Ferguson deixou a equipe ao fim da temporada 2012/13 e foi substituído por David Moyes a partir do ciclo seguinte. O então ex-treinador do Everton não conseguiu manter a sequência vitoriosa dos Red Devils e foi demitido nove meses depois de assumir o time.

Os escolhidos de Ferguson

No entanto, a realidade poderia ter sido diferente em Old Trafford. Ferguson revelou em autobiografia que José Mourinho, Carlo Ancelotti, Jurgen Klopp, Louis van Gaal e Pep Guardiola eram os principais candidatos ao posto.

“Mourinho estava apalavrado com Roman Abramovich para voltar ao Chelsea, e Ancelotti ficaria em seu lugar no Real Madrid. Também sabíamos que Klopp estava feliz no Borussia Dortmund e estenderia o contrato. Van Gaal havia se comprometido a liderar a Holanda na Copa do Mundo de 2014″, explicou Ferguson em trecho do livro Leading.

Pep Guardiola antes de jogo do Manchester City
Pep Guardiola antes de jogo do Manchester City (Foto: Imago)

Com isso, Guardiola despontou como favorito. O treinador estava sem clube desde a saída do Barcelona um ano antes.

Pedi para Pep me ligar antes de aceitar a oferta de outro clube, mas ele não ligou e acabou indo ao Bayern de Munique em julho de 2013. (…) Acredite, a diretoria do United queria um técnico que ficasse no clube por um longo tempo –, disse a lenda.

Guardiola ficou três temporadas no time alemão e acertou com o rival Manchester City em julho de 2016. O espanhol tem contrato nos Citizens até 2027.

Ratcliffe critica escolha do United

Sir Alex Ferguson é uma lenda do Manchester United e do futebol mundial
Sir Alex Ferguson é uma lenda do Manchester United e do futebol mundial. (Foto: IMAGO)

O atual coproprietário do United, Sir Jim Ratcliffe, afirmou em entrevista ao “The Times” que gosta de Moyes e o considera um ótimo técnico, mas “trocar Ferguson por ele não é algo que faria” na época por considerar que o escocês não tinha bagagem muito vitoriosa.

Eu não acho que o Real Madrid teria feito essa escolha. Um clube pode nem sempre acertar, mas eles deveriam ter encontrado o melhor técnico do mundo, porque o Manchester United é o melhor clube do mundo — declarou o mandatário.

Depois de Moyes, o United teve como treinador dois dos anteriormente cotados: Louis van Gaal e José Mourinho. A sequência teve Ole Gunnar Solskjær, Ralf Rangnick e Erik ten Hag, até chegar aos dias atuais com Rúben Amorim no posto.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.