Onana revela arrependimento em chegada ao United: ‘Fiz a escolha certa?’

5 minutos de leitura

André Onana teve atuações bastante criticadas em seus primeiros jogos no Manchester United. O goleiro protagonizou falhas que também contribuíram para a temporada instável dos Red Devils, incluindo a eliminação na Champions League 2023/24.

No entanto, o goleiro tem crescido no fim da temporada, sendo um dos responsáveis por ajudar o time de Erik Ten Hag a chegar na final da Copa da Inglaterra, a FA Cup.

Onana se questionou sobre decisão de transferência para o United

Em entrevista ao streaming oficial do clube, Onana revelou ter se questionado sobre a escolha de sair da Serie A para a Premier League na janela de transferências do meio de 2023. O goleiro foi contratado pelo United depois de uma temporada na Inter de Milão e foi um pedido do treinador, já que os dois trabalharam juntos no Ajax.

O goleiro contou que, conforme foi conhecendo as pessoas e a liga, passou a se sentir mais confortável. Até brincou com um termo comum entre os moradores, que chamam a cidade “Rainchester”, fazendo alusão à quantidade de chuva que cai em Manchester (“rain” significa chuva em inglês).

— Foi muito difícil (quando cheguei). Mas é a primeira vez que enfrento uma situação como essa. Agora eu conheço a liga, conheço as pessoas, conheço o país, conheço Manchester – ok, Rainchester! — brincou Onana.

— Quando olho para trás agora, estou apenas sorrindo porque foi uma grande lição para mim. Mas no começo eu pensei: ‘Uau, fiz a escolha certa?’

Depois do período difícil de adaptação, Onana se sentiu seguro com a mudança e não teve problemas de assumir a responsabilidade pela temporada — incluindo o empate com o vice-lanterna Burnley na última rodada.

— Mas tenho 100% de certeza de que fiz a escolha certa porque o Manchester United é o maior clube deste país, é um dos maiores clubes do mundo. Quem diria não para vir jogar neste lindo clube?

— Toda a temporada foi difícil para todos nós, como indivíduo, como grupo. Mas temos sempre de nos manter positivos porque não creio que tenhamos perdido o lugar na Europa (League) contra o Burnley e todos temos de assumir a responsabilidade. Começo por mim mesmo, sempre. 

O que explica a temporada ruim do Manchester United?

Depois de uma temporada positiva na estreia de Ten Hag, que rendeu classificação para a Champions League e o título da Copa da Liga Inglesa, o United está lutando ao menos por uma vaga na Conference League.

Apesar de o time ter sido afetado por muitos problemas extracampo, Onana acredita que eles não podem ser usados como justificativa.

— Tem sido uma temporada difícil. Se você colocar tudo na mesa, você pode falar de muitas coisas, como lesões, jogadores, sobre azar. Mas nós somos o Manchester United, somos um clube tão grande, por isso não podemos falar sobre isso. 

— Temos que permanecer positivos. O jogo da semana passada acabou. [Seja] positivo, e se a temporada não for a melhor, tenho certeza que a próxima será melhor.

Maria Tereza Santos
Maria Tereza Santos

Jornalista pela PUC-SP. Na PL Brasil, escrevo sobre futebol inglês masculino E feminino, filmes, saúde e outras aleatoriedades. Também gravo vídeos pras redes e escolhi o lado azul de Merseyside. Antes, fui editora na ESPN e repórter na Veja Saúde, Folha de S.Paulo e Superesportes.