Alvo de United e Liverpool, zagueiro prioriza Real Madrid e pode ficar com vaga de Militão

4 minutos de leitura

Éder Militão sofreu uma ruptura do ligamento cruzado, passou por uma cirurgia em agosto e ficará ausente por quase toda a temporada. O Real Madrid, então, conta apenas com Alaba, Rüdiger e Nacho para a zaga central. Por isso, o clube espanhol cogita investir no mercado da bola no jogador que também é alvo de Liverpool e Manchester United.

A necessidade de um quarto zagueiro central ficou nítida no mês passado, quando o técnico Carlo Ancelotti teve que recorrer ao meia Tchouaméni para ocupar o centro da defesa diante do Osasuna, pelo Campeonato Espanhol. Por isso, Gonçalo Inácio, de 22 anos, do Sporting, está no radar do Real Madrid. Mas o clube espanhol tem dois concorrentes da Premier League.

O jovem zagueiro do Sporting é uma das peças-chave do esquema do técnico Rúben Amorim. Por isso, o clube português renovou o contrato de Gonçalo Inácio até 2027 na última janela, aumentando sua cláusula de rescisão de 45 para 60 milhões de euros, valor relativamente acessível para os clubes que estão interessados no atleta.

De acordo com o diário “As”, da Espanha, Gonçalo Inácio tem o desejo de trilhar os passos dos ídolos Figo e Cristiano Ronaldo e sair do Sporting para o Real Madrid.

Entre Manchester United e Liverpool, são os Red Devils que têm mais urgência para resolver os problemas defensivos. O técnico Erik ten Hag tem vivido meses turbulentos, entre lesões no elenco e polêmicas dentro e fora de campo. Reforçar a defesa pode ser uma das prioridades para a janela de transferências de janeiro.

Números do alvo do Real Madrid

Mercado: Manchester United e Liverpool duelam por zagueiro promissor
Gonçalo Inácio pelo Sporting (Foto: Icon Sport)

Apesar da pouca idade, o zagueiro já é figura carimbada na seleção portuguesa e se tornou uma das principais peças do técnico Roberto Martínez. O treinador espanhol estreou no comando de Portugal em 23 de março, num jogo das eliminatórias para a Eurocopa de 2024, contra Liechtenstein. Nesse dia, os portugueses golearam por 4 a 0 e Gonçalo Inácio jogou os 90 minutos.

Ao todo, Gonçalo Inácio tem quatro convocações pela seleção principal de Portugal e já marcou dois gols. O último foi marcado no dia 16 de outubro na goleada por 5 a 0 sobre a Bósnia.

Pelo Sporting, o zagueiro soma 11 gols e oito assistências em 138 jogos, além de três títulos:

  • Campeonato Português: 2020/21
  • Taça da Liga: 2020/21 e 2021/22
  • Supertaça Cândido de Oliveira: 2021

Ainda pelo Sporting, clube que o formou, Gonçalo Inácio foi eleito o zagueiro de dezembro do Campeonato Português, em 2021, e Jogador Jovem de Novembro da Primeira Liga, no mesmo ano.

Romulo Giacomin
Romulo Giacomin

Formado em Jornalismo na UFOP, passou por Mais Minas, Esporte News Mundo e Estado de Minas. Atualmente, escreve para a Premier League Brasil.