Uma das primeiras coisas que as pessoas que vão até o Old Trafford encontram é uma estátua de três jogadores. Ela é muito importante para a história do Manchester United.
Mais conhecida como “United Trinity” — também chamada de “Holy Trinity, ou do português “Santíssima Trindade” –, a estátua é uma homenagem para George Best, Denis Law e Bobby Charlton.
A PL Brasil explica quem foram esses jogadores e como eles se tornaram lendas até serem homenageados em Old Trafford.
A ‘Santíssima Trindade' do United
O dia 18 de janeiro é um marco muito importante para o clube. Nesta data, em 1968, foi quando Best, Law e Charlton jogaram como titulares pela primeira vez juntos. A partida foi contra o West Bromwich e os Red Devils venceram por 4 a 1, com gols das três lendas.
Juntos eles marcaram 665 gols pelos Red Devils em 1632 jogos. Entre os títulos, destaque para a Copa da Europa — atual Champions League — na temporada 1967/68 e o Bicampeonato Inglês em 1964/65 e 1966/67.
Além da estátua, objetos da “Santíssima Trindades” estão expostos no museu do clube. Entre eles estão a Bola de Ouro conquistada pelos jogadores, as chuteiras que usaram durante a carreira e bolas autografadas.

Bobby Charlton
Dos três ídolos, Sir Bobby Charlton foi o jogador que passou mais tempo no Manchester United. Foram mais de 600 jogos com os Red Devils entre 1956 e 1973.
Ele estava presente no avião que levava os jogadores de volta para Manchester, mas, depois de fazer uma parada em Munique, não conseguiu retomar a viagem. A tragédia, conhecida como Desastre de Munique, ficou marcada na história do clube aconteceu em 1958. Charlton foi um dos sobreviventes.
Bobby Charlton foi um nome crucial para a reconstrução do Manchester United, com destaque para 1966. Nesse ano, ele se consagrou com os títulos da Football League — atual Premier League — e da Copa do Mundo com a Inglaterra.
Sir Bobby Charlton: The European Pioneer.
Tonight, we honour a legend ❤️ pic.twitter.com/ZR3q6V4Nxb
— Manchester United (@ManUtd) October 24, 2023
George Best
Os torcedores presenciaram George Best com a camisa dos Red Devils por quase 500 jogos, de 1963 até 1974. Ele chegou a ser conhecido como “quinto Beatle” e Garrincha inglês.
Do trio, Best foi o último a ser eleito o melhor jogador do mundo, em 1968. Nesse ano, ele conduziu o United ao título da Champions League contra o Benfica na final.
Na temporada 1967/68, Best esteve em campo em 53 ocasiões somando todas as competições. Nesse período foram 32 gols, ajudando a chegar até o quinto lugar entre os maiores artilheiros do clube.
This lob from Georgie Best 😍
Classy shirt, classy player… 👕#MUFC #GoalOfTheDay pic.twitter.com/cSLsq8dTG3
— Manchester United (@ManUtd) July 14, 2021
Denis Law
Foram pouco mais de 400 jogos de Denis Law no United, mas tempo suficiente para ele não se tornar um ídolo do clube, mas uma lenda.
Law não foi apenas o primeiro do United Trinity a ganhar a Bola de Ouro, como o primeiro jogador dos Red Devils a ser eleito o melhor jogador do mundo.
No ano em que recebeu o prêmio, Law marcou incríveis 46 gols. Esse continua sendo o maior número de gols marcados por um jogador do United na mesma temporada.
Ao todo foram 237 gols, o que deixa Law como o terceiro maior artilheiro do United. Apenas Charlton (245) e Rooney (253) marcaram mais.
United royalty, revered all around the world.
All hail to the King: Denis Law ❤️ pic.twitter.com/1BTCebS72P
— Manchester United (@ManUtd) January 19, 2025