‘Mentalidade mais comercial’: Matic aponta diferença entre Manchester United e Chelsea

5 minutos de leitura

O meio-campista Nemanja Matic defendeu o Chelsea e o Manchester United no futebol inglês e analisou as particularidades de cada clube em entrevista ao “The Athletic”.

As passagens pelos Blues foram entre 2009 e 2010 e 2014 e 2017. Em seguida, se transferiu aos Red Devils, onde ficou até 2022.

O jogador de 36 anos ressaltou que a principal diferença entre os time não era nas quatro linhas, e, sim, no ambiente.

No Chelsea, tudo girava em torno de resultados e conquista de troféus. Esse era o espírito de todo o clube, até do homem que corta a grama. Roman Abramovich só nos questionava sobre resultados. No United, era uma mentalidade mais comercial. Eu comecei a pensar isso em alguns meses no clube –, afirmou Matic.

O meia não diminuiu a importância de acordos comerciais para as instituições, contudo, disse ter percebido que, em Old Trafford, “os resultados não eram o foco como era no Chelsea”.

Matic na era Ed Woodward do United

Ed Woodward, ex-executivo do Manchester United
Ed Woodward, ex-executivo do Manchester United (Foto: PA Images/Imago)

O período de Matic na equipe de Manchester coincidiu com a gestão de Ed Woodward. O executivo esteve à frente da administração entre 2013 e 2021, e era criticado com a alegação de gastar muito no mercado e obter pouco resultado em campo.

Woodward triplicou o valor das receitas do United sob seu comando, mas o foco “prioritário” em investimentos comerciais e geração de lucros, além da participação no projeto da Superliga Europeia, somaram à lista de queixas do trabalho do inglês.

Talvez eu tenha feito dois trabalhos comerciais no Chelsea. No United, era muito mais –, destacou o meia.

Matic agora está no Lyon e vai enfrentar o Manchester United nesta quinta-feira (10) no Parc Olympique Lyonnais, na França. O embate é a partida de ida das quartas de final da Europa League e está aquecido por declarações pré-jogo tanto do sérvio quanto do goleiro André Onana.

Milena Tomaz
Milena Tomaz

Jornalista entusiasta de esportes que integra a equipe de redação da PL Brasil. Se formou em Comunicação Social em 2019.